Em Destaque Quinta-Feira, 06 de Dezembro de 2018, 15h:20 | - A | + A

OPORTUNIDADE

Seminário de Agricultura reunirá produtores e especialistas

Evento conta com palestras voltadas ao empreendedorismo, à cadeia produtiva e programas governamentais

DA SECOM CUIABÁ

 

Pequenos produtores, associações e especialistas se reúnem no Hotel Fazenda Mato Grosso para o 3º Seminário da Agricultura Familiar de Cuiabá, nesta sexta-feira (7). O evento, promovido pela Prefeitura de Cuiabá contará com palestras voltadas ao empreendedorismo, à cadeia produtiva e programas governamentais.

 

De acordo com o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Gomes, o Seminário tem o potencial de filtrar as demandas das comunidades, apresentando soluções e expandindo o leque de oportunidades oferecidas ao setor. Neste contexto, o auxílio técnico, já oferecido pela Secretaria, ganha reforço com as apresentações de profissionais de instituições renomadas e pesquisas específicas.

 

Ele lembra que o cronograma do encontro está em consonância com um plano de governo desenvolvido para fortalecer o setor. “O prefeito Emanuel Pinheiro é muito incisivo nesta cobrança. O intuito é que agricultura familiar conquiste mercado, que seja responsável por 100% do que é consumido nas escolas, por exemplo. Isso não acontece do dia pra noite, mas estamos diagnosticando o setor para poder avançar.”

 

Assim, vale destacar as palestras “Cenário da Cadeia Produtiva de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), ministrada pelo agrônomo Lucas Estevão e o biólogo Nivaldo Ponciano, da Empaer-MT, e “Empreendedorismo na Agricultura Familiar”, ministrada pelo professor José Jaconias, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

“Nossa proposta é trazer ao debate a necessidade de que os produtores busquem meios alternativos para a comercialização de seus produtos, não se atendo apenas a produção de subsistência ou a vendas governamentais. É preciso que o pequeno produtor também tenha conhecimento sobre formas de acesso ao mercado de maneira geral”, explica Gilberto.

 

Com entrada gratuita, o Seminário acontece de 8h às 16h no Hotel Fazenda Mato Grosso e também conta com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuiabá.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet