Política Segunda-Feira, 12 de Março de 2018, 09h:27 | - A | + A

BASE NA LEI FEDERAL

Dilmar quer inclusão da educação digital na grade das escolas públicas

A nova disciplina deverá abordar temas globais como a legislação e ética digital

DA ASSESSORIA

 

Visando diminuir a fragmentação do conhecimento oferecido aos alunos das escolas públicas estaduais, o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM), apresentou projeto de lei incluindo a disciplina de Educação Digital na grade complementar do ensino fundamental e médio dessas unidades. A nova disciplina deverá abordar temas globais como a legislação e ética digital, considerados de extrema importância nos dias atuais.

 

Em sua argumentação o democrata afirma que a Educação Digital precisa encontrar respaldo pedagógico para a implementação de políticas de segurança específicas para crianças e adolescentes.

 

“No nosso país fala-se muito em Inclusão Digital, mas pouco em Educação Digital. Verificamos que existe por parte de empresas, governos e instituições de ensino investimentos vultosos em equipamentos, máquinas e softwares e nenhuma informação sobre a utilização correta, lícita e ética dos dispositivos móveis”, defendeu.

 

A inclusão da disciplina de Educação Digital na grade curricular está em consonância com a Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pois irá estimular os alunos a conhecerem com mais detalhes o mundo digital, direcionando-os para o uso adequado de suas técnicas e as formas corretas de sua utilização.

 

O autor do projeto alerta para a importância do comprometimento familiar na educação digital de crianças e adolescentes. Ele afirma que o sucesso dos alunos  está relacionado a um bom relacionamento dos pais com o objeto de discussão ou, quando isso não acontece, que esses  tenham coragem para ser sinceros e expressar limites e incapacidades, buscando constantemente a ajuda da escola para assumir o papel na formação do indivíduo.

 

“As melhores técnicas pedagógicas serão inócuas sem a constante parceria entre a escola e a família. Essas duas partes formam uma equipe, sendo certo que ambas devem seguir os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir”, concluiu.

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