Artigos Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 08h:41 | - A | + A

ARTIGO

A infeliz declaração de Carlos Bolsonaro

Rodrigo Cyrineu

O assunto de hoje é democracia. Eu não costumo enveredar para o campo político e nem rebater personalidades políticas, mas a infeliz declaração do Vereador Carlos Bolsonaro, do Rio de Janeiro, é uma excepcionalidade, dada a sua excentricidade, que merece o comentário de hoje. O filho de Bolsonaro disse que “Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos”. O que pensa ele? Que em certas ocasiões exige-se uma pitada de autoritarismo?

Nós já tivemos a oportunidade de experimentar vários regimes autoritários no Brasil, a exemplo da Ditadura Vargas e da Ditadura Militar. A nossa Constituição Federal, ao estabelecer a democracia como forma de acesso ao poder, reflete o aprendizado de nossa sociedade com os erros do passado. Pregar a redução da democracia é uma verdadeira barbaridade. Estados Democráticos não se sustentam e não se mantêm com heróis, mas sim com instituições fortes, saudáveis e representativas. O Brasil não é Gotham City e o Batman só existe nos Studios Marvel.

Na prática, a fala de Carlos Bolsonaro deixa a ideia de que homens são maiores do que instituições. Esse tipo de pensamento, calcado na ideia de um messianismo à brasileira, é notoriamente prejudicial ao fortalecimento de nossa jovem democracia, pois fomenta ainda mais a divisão de uma nação tão dividida.

Governantes devem buscar a união dos brasileiros em um propósito comum. Daí o porquê do acerto de Davi Alcolumbre, Presidente do Senado, ao dizer que “as declarações como a de Carlos Bolsonaro merecem desprezo”, bem ainda do Presidente da República em exercício, General Mourão, ao afirmar que “a democracia é um pilar da sociedade”. Manifestações antidemocráticas desta natureza merecem repúdio e o comentário de hoje, curto, claro e objetivo, tem o propósito de rechaçar, com veemência, esse tipo de raciocínio. 

Rodrigo Cyrineu é advogado, especialista em Direito Eleitoral.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet