Artigos Segunda-Feira, 10 de Fevereiro de 2020, 08h:44 | - A | + A

SAÚDE

Ansiedade ou Depressão?

Manoel Vicente de Barros

No mundo moderno, muitas pessoas têm crises emocionais pelo ritmo de vida e acabam procurando um profissional para saber o que se passa. Mas afinal, qual o meu diagnóstico, tenho Depressão ou Ansiedade?

 

A Depressão é uma alteração do humor e da capacidade de alguém sentir prazer, também atinge o raciocínio, a energia física e o conteúdo do pensamento - que ficam  sempre mais pessimistas e negativistas sobre si mesmo e o mundo.

 

A Ansiedade, por outro lado, é um estado constante de alerta, que faz o paciente evitar situações que fogem do seu controle, sentir medo ou ter sustos com facilidade e até, em casos graves, ter crises de ansiedade e pânico - que como o nome já indica são realmente desesperadoras.

 

A doença psiquiátrica é uma alteração de como o cérebro funciona - que ao contrário de várias doenças neurológicas pode não mudar a anatomia (estrutura física) do cérebro e portanto não aparece alterado em nenhum exame convencional. O cérebro funciona com uma complexidade que até hoje a ciência “quebra a cabeça” para compreender. Nesse intrincado sistema, nem sempre é tudo 8 ou 80, e ter mudanças nas regiões que geram ansiedade, muitas vezes também causa sintomas depressivos ou vice-versa.

 

Isso quer dizer que a mesma pessoa pode ter Depressão e Ansiedade, dependendo da situação que está vivendo.

 

O diagnóstico da Depressão Ansiosa é justamente a presença de sintomas “misturados” dos dois diagnósticos no mesmo período de tempo.

 

Mais da metade das pessoas com Diagnóstico de Depressão podem apresentar, no decorrer de um ano um diagnóstico de Ansiedade. Estudos apontam carga genética compartilhada pelas duas condições e as medicações usadas para tratar uma doença muitas vezes melhoram a outra também.

 

Vale lembrar, que a Depressão não é necessariamente um diagnóstico mais grave que a ansiedade, pois quadros graves de ansiedade, como a Síndrome do Pânico podem ser até mais incapacitantes que transtornos depressivos.

 

Portanto, não se assuste com o diagnóstico, não tenha medo de procurar ajuda, nem espere a situação ficar insuportável para iniciar o tratamento. Mais importante do que se perder em alguns questionamentos, é se encontrar com profissionais que te ajudem a melhorar e conseguir a remissão dos sintomas.

 

Ao contrário do que se pensa, Depressão tem tratamento!

 

Manoel Vicente de Barros é Médico Psiquiatra em Cuiabá e atua no tratamento de Depressão e Ansiedade

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet