Artigos Sexta-Feira, 16 de Outubro de 2020, 08h:08 | - A | + A

FOI ASSIM QUE ME CONTARAM

As polêmicas eleições de 1982 em MT

Kaike Rachid Maia

No terceiro episódio da série sobre memórias políticas de Mato Grosso intitulada Foi Assim que me Contaram, narro a história das eleições para governador de Mato Grosso em 1982. São fatos que vivi e que foram narrados por testemunhas reais da história. 

 

Aquela foi a primeira eleição desde o processo de flexibilização política. Naquele ano, os mato-grossenses escolheriam governador, senador, oito deputados federais e 24 estaduais. Não havia mais o bipartidarismo, mas os partidos com força para lançar candidatos eram dois: PDS e o PMDB. Para o governo de Mato Grosso, o PDS lançou o candidato Júlio Campos. Já o PMDB tinha como pretendente ao cargo o padre Raimundo Pombo. Conheça um pouco dos bastidores daquela que ficou conhecida como uma das mais polêmicas eleições em Mato Grosso.

 

Kaike Rachid Maia é economista, consultor de empresas, comentarista de rádio e publica semanalmente, às sextas-feiras, a série Foi Assim que me Contaram.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Luiz Costa Marques - 30/10/2020

Foi a mais disputada e aguerrida eleição da historia de Mato Grosso, um jovem de apenas 35 anos de idade, Deputado Federal Julio Campos, do PDS que em 1978 foi o mais votado parlamentar federal de MT e aos 25 anos de idade foi o mais eficiente Prefeito de Várzea Grande,eleito em 1972, enfrentou corajosamente o seu ex-Professor Salesiano o Padre Raimundo Pombo, que 4 anos antes em 1978, havia disputado pelo MDB o cargo de Senador, combatendo a divisão do Estado e foi o mais votado individualmente ,mais não foi o eleito, por causa da tal Sub-legenda, que deu vitoria ao candidato da ARENA. Julio recebeu 51,64% do votos e o Padre Pombo 47,91% e os dois outros candidatos João Monlevade (PT) 0,23 e Anacleto Ciocari,do PDT com 0,23% . Até hoje os eleitores de Mato Grosso, lembram as musicas da campanhas de Julio e do Padre Pombo. Julio Campos, governou MT de 1983-86 com o slogam de 4 anos de Governo e 40 anos de Progresso.

1 comentários

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet