Caldeirão Político Domingo, 22 de Dezembro de 2019, 12h:32 | - A | + A

POLÍTICA AMBIENTAL

Coleta de sementes ajuda renascimento da Floresta Amazônica

DA REDAÇÃO

Na região nordeste de Mato Grosso, um trabalho de recuperação de florestas, que foram derrubadas para dar lugar às fazendas e as grandes plantações soja, produtores se conscientizam sobre a restauração de matas e árvores que foram devastadas.

 

Um grupo de produtores realiza a coleta de várias espécies de sementes e são cultivados para a formação das novas florestas. A Rede de Sementes do Xingu, por exemplo, trabalha com até 220 espécies de sementes entre nativas e aquelas usadas como adubo verde.

 

O método utilizado é a “muvuca” uma combinação de até 60 espécies ou mais, é cultivada de forma manual ou com maquinário da agricultura industrial. Os resultados são mais rápidos do que o convencional, como a regeneração pela própria natureza.

 

No assentamento agrícola de Nova Conquista, em Bom Jesus do Araguaia, (1.006 km de Cuiabá) existem 17 coletores. A líder comunitária, dona Odete Barbosa, de 78 anos, coleta sementes desde 2010. Ela conta que se sente feliz em poder ajudar e tem o apoio da família.

 

 

 

 

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet