Caldeirão Político Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2019, 03h:55 | - A | + A

Estados Unidos

Congresso aprova investigação para impeachment de Trump

Maioria democrata da Câmara valida as normas para começar o julgamento parlamentar do presidente, acusado de pressionar mandatário da Ucrânia para obter informações contra seu rival Joe Biden

EL PAÍS - AMANDA MARS

 

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (31/10), graças à maioria democrata, as regras do jogo pelas quais vão levar adiante a investigação para um possível impeachment ou destituição do presidente, Donald Trump. O processo entra agora em um estágio formal, com os ritos próprios de um julgamento parlamentar: com algumas audiências em aberto, direito de defesa para o mandatário, a quem se acusa de ter pressionado a Ucrânia para prejudicar seu rival político Joe Biden.

 

A sessão marcou o primeiro voto formal sobre este processo excepcional e serviu para evidenciar o partidarismo deste processo: 231 democratas e um independente votaram a favor da investigação, enquanto 194 republicanos votaram contra.

 

A presidenta da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, ativou o processo no dia 24 de setembro ao transcender as manobras de Trump para tentar que a Ucrânia investigasse seu rival político, o ex-vice-presidente Joe Biden, e o filho dele por seus negócios no país, o que prejudicaria eleitoralmente o pré-candidato Biden. A sequência de depoimentos desde então, a portas fechadas, revelaram que Trump se serviu de uma diplomacia paralela — na qual seu advogado pessoal, Rudy Giuliani, desempenhava um papel fundamental — para influenciar e pressionar Kiev.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet