Caldeirão Político Quarta-Feira, 01 de Julho de 2020, 15h:36 | - A | + A

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Deputados federais de MT divergem sobre o adiamento das eleições

Da Redação

Os deputados federais de Mato Grosso divergem sobre a proposta de adiamento das eleições municipais deste ano. O PNB Online conversou com quatro dos oito parlamentares e constatou que não há consenso. No Senado, foi aprovado o adiamento das eleições para os dias 15 e 29 de novembro, para primeiro e segundo turno, em razão da pandemia do novo coronavírus. Para valer, a matéria também precisa passar por votação na Câmara.

 

O deputado Neri Geller (PP) foi incisivo: “Eu voto pelo adiamento”. Ele disse que concorda com as datas aprovadas pelo Senado Federal. Já o deputado Dr. Leonardo (Solidariedade) se mostrou mais reticente quanto à data. "Precisa ser adiado, mas vamos discutir melhor as datas na Câmara. Vamos ouvir especialistas e estudar mais a situação epidemiológica, mas é certo que precisamos deixar para mais a frente". Ele não disse, no entanto, qual seria a data ideal.

 

O deputado José Medeiros (Podemos) acredita que a PEC não deve ser aprovada na Câmara. "Boa parte dos deputados entende que não faz muita diferença entre outubro e novembro. A grande maioria entende que deixar as eleições para novembro pioraria em termos de aglomeração, porque aumentaria o número de candidatos e cabos eleitorais, o que ajuda na proliferação do vírus. As eleições em outubro, se fossem feitas com todos os cuidados, dividindo horários por faixas etárias, fazendo a profilaxia, poderia ser mais eficaz", argumentou.

 

A deputada Rosa Neide (PT) é favorável à proposta aprovada no Senado. "Essa é uma discussão da bancada do Partido dos Trabalhadores e a gente acompanhou as discussões que foram feitas junto ao TSE. Entendemos que é uma decisão que vai muito pela vida humana e àquilo que as equipes de saúde indicaram ao TSE. Entendo que com a orientação da área de saúde, essa é, neste momento, a melhor alternativa. Por isso, eu voto sim".

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet