icon clock h

Quarta-Feira, 02 de Junho de 2021, 14h:31 | - A | + A

ACUSADO DE HOMOFOBIA

Grupo com 16 entidades pede derrubada de projeto que concede título a deputado

O projeto de decreto legislativo prevê concessão do título de cidadão cuiabano ao bolsonarista Gilberto Cattani (PSL).

Ana Adélia Jácomo

Da Redação

Em nota de repúdio divulgada nesta quarta-feira (02.06), 16 entidades assinam um documento que pede a retirada do Projeto de Lei que concede o título de cidadão cuiabano ao deputado estadual Gilberto Cattani (PSL). A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Cuiabá aprovou a proposta, apresentada pelo vereador Wilson Kero Kero (Podemos).

 

Os movimentos sociais afirmam que é “inaceitável prestar homenagem uma pessoa que tem seu nome vinculado a atitude criminosa” contra a população LGBTQI+. Cattani se envolveu em polêmica após declarar em rede social que ser gay é uma “escolha”, assim como ser homofóbico. Em tempo, cabe esclarecer que homossexualidade é uma condição.

 

A disseminação da ideia de que se pode escolher a sexualidade tem potencial para criar violência e crimes de preconceito, praticados por extremistas que acreditam na possibilidade de se reverter uma condição. É como dizer que ser negro ou branco, indígena ou oriental são escolhas.

 

No Instagram, Cattani postou uma imagem com os dizeres: "Ser homofóbico é uma escolha. Ser gay também", antecedido pela hashtag “Está dito, moçada”. Ao PNB Online, recentemente Cattani manteve seu entendimento e disse que se sente injustiçado pelas críticas que recebeu.

 

“No momento em que mais de 460 mil pessoas morreram vítimas da falta de gestão pública de combate à covid-19, causa estranheza que o mesmo vereador não tenha apresentado moção de aplauso a trabalhadoras/es que estão, durante 24 horas, lutando para combater os efeitos nocivos da COVID 19. Lembrando ao vereador que o mesmo fora eleito para contribuir com projetos de leis que tenham como foco a defesa da vida” diz trecho da nota.

 

Com a morte provocada pela covid-19 do titular à vaga Sílvio Fávero (PSL), Cattani que era 1º suplente foi nomeado para dar continuidade ao mandato até 2022. De Nova Mutum (239 km de Cuiabá), Cattani é produtor de queijo e ultrabolsonarista, que se apresenta como como “patriota, conservador e cristão”.

 

O vereador Kero Kero também assina o Projeto de Lei 002/2021 que prevê a concessão do título de cidadão cuiabano ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).

 

Veja a íntegra da nota:

 

NOTA DE REPUDIO TITULO DE CIDADANIA CUIABANA, VERGONHA!

 

Poderíamos aqui, enumerar os muitos títulos concedidos a pessoas e instituições, fruto da indicação de parlamentares, em diversos momentos da história de nossa tão querida capital de Mato Grosso, que trouxeram nas justificativas, atos e fatos que de forma individual e/ou coletivas, agregaram valores a população, desrespeito e crime contra a vida, devem receber o repudio e não o reconhecimento.

 

O movimento de luta pelos Direitos Humanos da População LGBTQI+ de Mato Grosso, vem a público REPUDIAR E DENUCNICIAR a atitude constrangedora pela qual passa a população cuiabana, em virtude do projeto de autoria do vereador Wilson Kero Kero (Podemos), que visa reconhecer a pessoa do deputado estadual GILBERTO CATTANI.

 

É inaceitável, prestar homenagens a uma pessoa que tem seu nome vinculado a atitude criminosa, contra uma população, tão vulnerável, apenas por defender, o direito e possibilidade de viver suas sexualidades, mesmo que estas não se enquadrem no modelo HETERONORMATIVO vigente.

 

Cabe lembrar que no Brasil a LGBTfobia é crime, passível de penalidades de acordo com a lei, uma casa de leis que deveria ser a protetora e promotora de políticas afirmativas, não pode fortalecer atitudes que venham reforçar, crimes machistas, racistas e LGBTfóbicos.

 

Ao apresentar proposta de reconhecimento ao referido deputado, o vereador Wilson Kero Kero, se coloca no mesmo patamar que seu possível homenageado, e a população cuiabana saberá responder de forma organizada, contra atitudes, que venham colocar Cuiabá, no mapa triste da capital que não respeita os direitos das populações mais vulneráveis.

 

No momento em que, mais de 460 mil pessoas morreram, vítimas da falta de gestão pública de combate a COVID 19, causa estranheza que o mesmo vereador não tenha apresentado moção de aplauso a trabalhadoras/es que estão, durante 24 horas, lutando para combater os efeitos nocivos da COVID 19.

 

Lembrando ao vereador que o mesmo fora eleito para contribuir com projetos de leis que tenham como foco a defesa da vida. Vereador, desejamos e lutamos por uma Cuiabá livre de todas as violências, convocamos o parlamentar a apresentar projetos de leis que tenham como objetivo, formas diretas e indiretas que agreguem, valores a vida, que seu mandato tenha como objetivo, proteger e fortalecer a vida de todos e todas, que vivem nesta cidade, e se orgulham de viver em uma cidade acolhedora, uma cidade que para além do verde, orgulha-se em ser de todas as cores.

 

Reiteramos o convite ao nobre vereador para somar de forma positiva, para combater as desigualdades sociais, econômicas e de gênero. A sociedade civil organizada, não admite o reforçamento de atitudes machistas, LGBTfóbicas e racistas.

 

Estamos na luta pela construção de uma sociedade justa, fraterna e solidaria! As instituições abaixo exigem a retirada do projeto de lei que visa homenagear o deputado acima citado, uma vez que o mesmo em nada tem contribuído com nossa cidadania!

 

CONSELHO MUNICIPAL DE ATENÇAO A DIVERSIDADE SEXUAL DE CUIABA- CMADSC

GRUPO LIVRE-MENTE

CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE CUIABA

CONSELHO ESTADUAL DA JUVENTUDE

UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA – UJS/MT

UNIAO NACIONAL DOS ESTUDANTES – UNE

 COLETIVO MAES PELA DIVESIDADE – MT

LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE- MT

CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE CUIABA

ASSOCIAÇAO DE DIREITOS HUMANOS DE SORRISO

COLETIVO LGBT do MST

CONSULTA POPULAR DE MATO GROSSO

ARTICULAÇAO NACIONAL DE GAYS - ARTGAY

COMITE ESTADUAL DE PREVENÇAO E ENFRENTAMENTO Á TORTURA – CEPET/MT

CONSELHO ESTADUAL DE PROMOÇAO DA IGUALDADE RACIAL DE MATO GROSSO-CEPIR/MT

REDE NACIONAL DE OPERADORES DE SEGURANÇA PUBLICA LGBTQI-RENOS

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.