Caldeirão Político Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019, 17h:04 | - A | + A

30 ANOS DEPOIS

Lições do dr. Ulisses Guimarães

Se estivesse vivo, o deputado federal Ulisses Guimarães (PMDB-SP), faria 103 anos. Quase 29 anos depois da sua morte, em 12 de outubro de 1992, em um acidente aéreo de helicóptero, no litoral de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, suas palavras não poderiam ser mais adequadas ao atual momento político no Brasil:  

 

“Presidente da República sem Congresso Nacional não governa. Temos exemplo do que ocorre agora no Brasil. Não governa no Brasil, nem em qualquer democracia do mundo. Governo é presidente da República mais Congresso Nacional. Governo solidário, integrado, condominial é o que ordena a Constituição. Ela repudia a ingovernabilidade do governo solitário em que o destino de milhões  de seres humanos depende de uma só cabeça. Mais do que no Brasil essa presença do Poder Legislativo é muito maior nos 95% de países democráticos que adotam o parlamentarismo. Lembre-se: o que o presidente da República faz o Congresso pode desfazer”

 

No mesmo acidente morreram sua esposa Mora Guimarães além do ex-senador Severo Gomes, a esposa  e o piloto. O corpo de Ulysses nunca foi encontrado.

 

VÍDEO

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet