Caldeirão Político Sábado, 05 de Outubro de 2019, 11h:08 | - A | + A

Eleições 2022

Luciano Huck e o "chamado" populista: messianismo à brasileira

A política brasileira não resiste à tentação de sempre apresentar o seu messias da vez.

Pedro Pinto de Oliveira

Da Redação

Candidatos messiânicos são essência do populismo de esquerda ou direita. O país viveu a era Lula e hoje vive a era Bolsonaro. O messianismo opera por sinais de um radicalismo religioso ou ideológico. E não é que na primeira entrevista da esposa do apresentador de TV Luciano Huck, posto na mídia como candidato a candidato a presidente em 2022, o “sinal” de apelo popular surge de quem deveria parecer a cara do empreendedorismo, do empresário de sucesso, da celebridade “secular”.

 

A também apresentadora de TV Angélica afirmou nesta última quinta-feira (03) que uma eventual candidatura do marido, o também apresentador e empresário Luciano Huck, para a presidência da República é um "chamado". "Não posso dizer que acho muito legal Luciano sair candidato, não seria verdade, mas tem uma hora que você não está mais no controle. É uma espécie de chamado", disse à revista Marie Claire. Nenhuma explicação sobre o que seja essa espécie de “chamado” e de como ele opera em nome do empresário e celebridade midiática. Chamado divino? Chamado social? Quem chama?

 

Huck é peça central na articulação de um grupo de políticos, economistas e representantes de movimentos de renovação para a construção de uma alternativa de centro diante do cenário de polarização da política nacional. A agenda do grupo teria um viés liberal na economia e "progressista" na área social. O movimento vem sendo reiterado por nomes como o economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung (sem partido) e o presidente do Cidadania, o ex-deputado Roberto Freire. Mas o viés populista já está encravado no perfil do “novo”.  A política brasileira não resiste à tentação de sempre apresentar o seu messias da vez. 

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet