icon clock h

Quarta-Feira, 24 de Fevereiro de 2021, 06h:28 | - A | + A

Comunicação e Cultura

O luxo da "Globolixo": ter você falando do BBB

Pedro Pinto de Oliveira

BBB 21

 

A Rede Globo festeja os bons negócios. O produto mediático BBB 21 vai muito bem, obrigado. A reverberação nas redes sociais tornou o conteúdo, comercial, num debate social e político, o que demonstra o sucesso do empreendimento da empresa. 

 

Sendo, antes de mais nada, um negócio, um produto, a lógica é comercial. A Globo, no caso do BBB, não tem por objetivo central tratar de questões de diversidade, identidade, cidadania num produto de entretenimento. São, na verdade, as apreensões da academia que transformam o negócio em debate cultural e político. Um debate alentador, desde que não sejam colocadas de lado as instâncias dos interesses dos produtores. E que não esqueçamos o primordial da TV comercial: nada é natural, nada acontece por acaso. Tudo é produzido, até o “ao vivo” de um reality show.

 

Um exemplo de que falar do BBB 21 é, também, um bom negócio para os outros veículos: o site O Antagonista, especializado em discutir as coisas da política nacional, abre um espaço para tratar da eliminação de uma personagem polêmica. Confira:

 

Karol Conká deixou o BBB 21 na noite desta terça-feira, 23, após receber 99,17% dos votos, recorde de rejeição em um Paredão no Big Brother Brasil. Arthur e Gilberto, que disputavam com a rapper a vaga para continuar no reality show, receberam 0,54% e 0,29%, respectivamente, dos votos.

 

É a segunda vez nesta edição que o recorde de rejeição em um Paredão, triplo ou duplo, é quebrado. Aliado de Karol no jogo, o primeiro participante a chegar na marca foi Nego Di ao deixar a atração da Globo no terceiro Paredão com 98,76% dos votos.

 

Os detratores à esquerda e à direita, que concordam em chamar a empresa de comunicação de "Globolixo", ao participar dos debates identitários do BBB, ao seu modo, ajudam a turbinar a audiência. Os filhos do doutor Roberto agradecem o luxo. 

 

Em tempo, e com autocrítica: o PNB também pega carona no sucesso global e apresenta aqui essa pontual contribuição, uma provocação, para debater o debate popular e intelectual sobre o BBB 21.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.