Caldeirão Político Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019, 11h:30 | - A | + A

O Ministério Público está envolvido na grampolândia?

Da redação

A imagem do Ministério Público fica cada dia pior no episódio que ficou conhecido como "Grampolândia Pantaneira". Há cerca de 15 dias, um promotor de justiça pediu o arquivamento do episódio da grampolândia, no qual Paulo Taques, usando o cargo de Chefe da Casa Civil, convenceu duas delegadas a incluírem na lista oficial de grampeados, os telefones de amantes e do jornalista Muvuca. Tudo provado nos autos, inclusive com o reconhecimento das próprias delegadas, também acusadas, mas que disseram agir a mando de Paulo Taques, pois foram convencidas de que poderia se tratar de ameaças de morte ao governador da época, Pedro Taques. Tudo mentira. Era justificativa para grampear amantes e também o jornalista Muvuca. Com todos esses fatos públicos, o promotor pediu o arquivamento. O juiz Jorge Tadeu da 7ª Vara Criminal acertadamente não aceitou e o processo agora, para andar, depende de um parecer do procurador-geral de Justiça, José Antonio Borges.

Agora, mais uma informação relevante. Fontes do Ministério Público, indignados com a "operação abafa" dentro da instituição revelaram que os coronéis, Zaqueu Barbosa, Evandro Lesco e Ronelson Barros já fizeram delação premiada e entregaram as autoridades que deram as ordens ilegais que foram cumpridas contra a sociedade. Mais uma vez, o Ministério Público Estadual não quer dar sequência ao assunto e estuda como pedir também o arquivamento para que a delação não seja homologada pelo poder judiciário.

 

É pouco crível que o MPE esteja apenas querendo proteger Paulo Taques e o ex- governador Pedro Taques. Daí as perguntas que incomodam o MPE: algum promotor agiu ilegalmente nos grampos e por isso, os processos não podem andar? Tem alguém do MPE denunciado nas delações?

 

A sociedade tem o direito de saber. E o MPE o dever de tornar tudo transparente.

 

Será que o espírito de corpo vai destruir a imagem do MPE e do procurador-geral de justiça, que chegou ao topo de carreira com tanto brilhantismo?

 

- É o que o futuro vai explicar.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet