Caldeirão Político Terça-Feira, 11 de Fevereiro de 2020, 10h:07 | - A | + A

INCERTEZAS

UFMT inicia processo de consulta pública para escolha de novo reitor

Da Redação

O primeiro passo para a consulta pública à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a escolha de seu novo reitor deve ser dado nesta quinta-feira (13), quando haverá a primeira reunião para instalação do Colégio Eleitoral Especial, responsável por coordenar o processo de formação da lista tríplice da instituição.  

 

A reunião vem em meio a incertezas. Tramita no Congresso Nacional uma Medida Provisória (MP) que dispõe sobre escolha dos dirigentes de Universidades e Institutos Federais. O texto encaminhado pelo Palácio do Planalto em dezembro do ano passado dá prerrogativa para que o Presidente da República escolha os reitores das instituições de Ensino Superior sem que a consulta pública à comunidade acadêmica, tradicionalmente realizada a cada quatro anos, seja considerada.

 

O temor é que as universidades percam progressivamente sua autonomia. Um grupo de parlamentares, entre esses a deputada federal Rosa Neide (PT-MT), tenta articular para que a medida não seja aprovada. Para a petista, a nomeação de alguém que não conta com o apoio da comunidade acadêmica pode “criar uma celeuma em uma instituição do tamanho da UFMT”.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet