Cidades Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 09h:59 | - A | + A

ANIVERSÁRIO

Várzea Grande completa 152 anos de fundação nesta quarta-feira

Importante cidade de Mato Grosso tem o segundo maior PIB do Estado.

Safira Campos

DA REDAÇÃO

Prefeitura de Várzea Grande

VG

 

Nesta quarta-feira (15), Várzea Grande, cidade da região metropolitana de Cuiabá, completa 152 anos. Fundada, portanto, em 1867, o município é a segunda cidade mais populosa de Mato Grosso e a sétima mais populosa da região Centro-Oeste. Conta ainda com o terceiro maior PIB de todo o estado e é reconhecida como um importante pólo comercial.

 

Já foi considerada uma cidade industrial, título vislumbrado pela então prefeita Sarita Baracat, no final dos anos de 1960. As primeiras indústrias chegaram à cidade na gestão do empresário Júlio Campos, em 1973, bem como as madereiras. Atualmente, o setor da economia que mais se destaca é o terciário, com atividades de comércio de bens e à prestação de serviços. O setor secundário, das indústrias, ocupa o segundo lugar no ranking. O terceiro é do setor primário, o da agricultura, que tem o menor lugar de destaque na cidade.

 

Atualmente, a cidade é administrada pela prefeita Lucimar Campos (DEM), reeleita em 2016, com cerca de 70% dos votos. A prefeitura tem realizado ao longo do mês a entrega de um pacote de obras em comemoração à data, como a UPA da região do Cristo Rei, inaugurada ontem (14).

 

Para a prefeita é importante a comemoração, por ser uma oportunidade de relembrar a história e celebrar o desenvolvimento: “Nosso município está comemorando 152 anos e a Prefeitura celebra essa data em homenagem a todos os trabalhadores que fazem dessa cidade o seu lugar de moradia e sustento. São 152 anos de história, cultura e desenvolvimento que precisam ser lembrados e comemorados”, afirmou.

 

DESFILE CÍVICO E MILITAR

Hoje (15), em comemoração ao aniversário de Várzea Grande, acontece o tradicional Desfile Cívico e Militar, Avenida Couto Magalhães, a partir das 16h. O espetáculo está sendo preparado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL).

 

No total, serão cerca de três mil desfilantes na pista, dos quais aproximadamente dois mil serão militares. O desfile inicia com as instituições militares tendo à frente os pelotões do Exército, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Bombeiros que trarão viaturas e banda, e Polícia civil. Helicóptero da Ciopaer fará voo panorâmico.

 

O desfile terá saída da Casa de Artes e dispersão com a esquina da Rua Fenelon Muller. Durante toda esta extensão a população pode se posicionar nas caçadas para assistir ao desfile. De acordo com o secretário municipal de Educação Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, uma estrutura segura e confortável foi preparada para receber a todos

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet