Economia Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 12h:16 | - A | + A

ACESSO AO CRÉDITO

Cadastro Positivo é bem visto por maior parte dos brasileiros, aponta pesquisa

Espera-se o sistema que passou a vigorar nesta semana possa beneficiar cerca de 79,1% da população de Mato Grosso em idade adulta.

Safira Campos

Com informações do Governo Federal

Fundação Getúlio Vargas

spc-cadastro-positivo.jpg

 

A inclusão de todos os brasileiros no Cadastro Positivo passou a vigorar no início desta semana (9), cerca de três meses após sanção pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Esse serviço já existe desde 2011 no país e é oferecido por empresas especializadas, como o Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos). Agora, com a inclusão automática de consumidores, a expectativa é que a medida facilite a concessão de crédito e reduza juros para os bons pagadores. 

Segundo levantamento divulgado pelo Serasa Express, 78% dos brasileiros acreditam que será mais fácil obter crédito com o Cadastro Positivo. Além disso, 66% dos entrevistados acreditam que haverá taxas de juros e condições de pagamentos diferentes para os bons pagadores e, nesta amostra, 72% esperam ver melhorias já nos próximos seis meses.

Com o cadastro, cada brasileiro deverá ter um score, ou seja, uma nota de crédito definida de acordo com o pagamento de suas contas como empréstimos bancários, cartão de crédito, cheque especial e de serviços públicos de fornecimento de água, luz e telefone. Terá nota mais alta o bom pagador que arca com seus compromissos em dia. Essa avaliação será considerada pelas instituições financeiras na hora de conceder crédito.

O sistema ajuda as instituições financeiras a entender o comportamento do consumidor e avaliar em que condições é seguro oferecer crédito a ele, e assim participar de forma sustentável do crescimento econômico. 

Em outro levantamento, o Serasa Express estimou também o impacto da medida que pode proporcionar maior inclusão financeira da população. Espera-se que cerca de 79,1% dos cidadãos em idade adulta em Mato Grosso sejam beneficiados com redução de juros e possam assim ser incluídos no mercado de crédito

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet