Economia Segunda-Feira, 27 de Maio de 2019, 10h:08 | - A | + A

NO MÊS DE MAIO

Cresce intenção de consumo das famílias em Cuiabá

O índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação do consumidor

Da Redação

Agência Brasil

Shopping center

 

Depois de altos e baixos do índice que monitora a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na capital nos últimos 13 meses, o mês de maio registrou crescimento de 3,1% sobre o mês anterior e de 4,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo 78,6 pontos, de acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada na sexta-feira (24), pela Fecomércio-MT.

Em todas as faixas de renda se observou melhora do indicador, de 3,3% no mês e de 5,5% na comparação com maio de 2019, para as famílias que recebem até 10 salários mínimos, contabilizando 76,6 pontos. Nas que recebem acima disso, a expansão na intenção de consumo foi de 1,3% na variação mensal e de 0,8% na anual, chegando a 97,3 pontos.

O índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação do consumidor: abaixo de 100 pontos indica uma percepção de insatisfação enquanto acima de 100 indica o grau de satisfação em termos de seu emprego, renda e capacidade de consumo.

Regiões do país

Na pesquisa nacional, regionalmente, o Centro-Oeste aparece como a única região onde as famílias ampliam as intenções de compra (+0,1%). A região Sudeste se destaca como a região com a maior queda (-3,4% no mesmo período). Com informações do Gazetadigital.

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