Economia Domingo, 22 de Março de 2020, 08h:47 | - A | + A

FAZENDA

MT se junta aos outros estados e pede liberação de recursos ao Ministério da Economia

Secretários dos 26 estados mais o Distrito Federal solicitam recursos e rapidez nas ações de combate ao novo coronavírus.

Da Redação

Secom-MT

 Rogério Gallo

 

O secretário de Fazenda do Estado de Mato Grosso, Rogério Gallo, assinou neste sábado (21), uma carta enviada ao Ministério da Economia em que todos os estados do Brasil pedem liberação de recursos para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). No documento, é estimada perda de 20% na arrecadação apenas no momento inicial da crise provocada pelo novo coronavírus.

 

Na carta, secretários dos 26 Estado e do Distrito Federal destacam que medidas imediatas precisam ser tomadas em razão da semelhança do ritmo de crescimento do número de casos no Brasil com países que vivem crises graves como Itália e Espanha. 

 

“O quadro de cuidados dos entes estaduais necessita acompanhar a proporção e a tempestividade dos eventos para atender ao interesse público, em um momento tão delicado, onde os cidadãos esperam do Estado a proteção que a confiança social lhe investe”, justificam. 

 

O documento ressalta que o estado de calamidade pública foi aprovado na sexta-feira (20), flexibilizando as metas fiscais. Os secretários estaduais também citam medidas tomadas em outros países, que estão aplicando grande quantidade de recursos para combater a crise, como é o caso do Reino Unido, Espanha e mesmo dos Estados Unidos.

 

“O Reino Unido segregou 330 bilhões de libras esterlinas, 15% do seu PIB, em medidas que incluirão o pagamento de 80% dos salários dos empregados da iniciativa privada, postos em quarentena sem prazo de retorno”, exemplificam.

 

A carta ainda destaca que além de garantir os recursos, as medidas devem ser tomadas com brevidade para que a situação não se agrave e que as três esferas de governos (municipal, estadual e federal) devem atuar em conjunto neste momento de crise. 

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet