icon clock h

Sexta-Feira, 26 de Março de 2021, 15h:46 | - A | + A

ECONOMIA GLOBALIZADA

Navio encalhado no Egito pode ter reflexos no agronegócio mato-grossense

Conforme o Imea, o encarecimento do frete marítimo pode impactar na importação de insumos.

Safira Campos

Da Redação

CNES/AIRBUS

navio.jpg

 

Um incidente em uma das maiores rotas marítimas de transporte de mercadorias do mundo pode trazer prejuízos bilionários a diversas economias. Após um navio cargueiro de mais de 220 mil toneladas encalhar no Canal de Suez, no Egito, nesta terça-feira (23.03), especialistas avaliam como reverter a situação e os danos econômicos gerados pelo imprevisto. Em Mato Grosso, o setor do agronegócio pode sentir os reflexos em sua produção.

 

Conforme explicou a equipe técnica do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) à redação do PNB Online, o bloqueio de um canal tão importante quanto o de Suez vai afetar certamente a disponibilidade de frete marítimo tanto naquela região, quanto em outras pelo mundo, já que por lá, passam cerca de 12% do comércio mundial. Em Mato Grosso, os reflexos devem ser sentidos principalmente na importação de insumos da produção agropecuária. 

 

Além disso, é provável que haja impacto no preço do petróleo e de outras commodities importantes. Nesta sexta-feira (26.03), os preços futuros do petróleo subiram mais de 3%. Na quarta-feira (24.03), chegaram a atingir alta de 6%, em razão do medo de que a oferta fosse comprometida, uma vez que  o Canal de Suez também é uma das rotas mais importantes dos navios petroleiros do mundo. 

 

De uma maneira direta, os efeitos tendem a não ser sentidos nas exportações agrícolas de Mato Grosso, especialmente da soja, em que o estado se destaca como maior produtor do país. Boa parte produção deste grão tem como destino a Ásia, que é acessada pelo Cabo da Boa Esperança, contornando a África do Sul. Isto ocorre também porque as cargas que passam pelo canal de Suez estão em contêineres, e as exportações de Mato Grosso são feitas principalmente a granel. 

 

Impactos no Brasil

 

Um dos fatores determinantes para a dimensão do impacto que o incidente no Egito tratá está no tempo que será necessário para que o problema seja resolvido. O aumento no preço do frete poderá ser sentido no preço final dos produtos que chegam ao consumidor, principalmente referente ao setor automotivo, que importa muitas peças na Ásia.  

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.