Esportes Sábado, 20 de Abril de 2019, 19h:23 | - A | + A

LUTO NO FUTEBOL

Ex-goleiro do Mixto, Fernando Fulepa, morre aos 83 anos

Um dos maiores ídolos do Mixto, o ex-goleiro Fernando Ferreira Leite, o Fernando Fulepa, morreu aos 83 anos neste sábado

WISLEY TOMAZ

DA REDAÇÃO

A torcida Alvinegra, bem como os amantes do futebol mato-grossense, se entristeceram neste sábado (20). Isso porque um dos maiores ídolos do Mixto Esporte Clube, o ex-goleiro Fernando Ferreira Leite, mais conhecido no Futebol como Fernando Fulepa, morreu aos 83 anos. O ex-jogador morava com a família em um sítio em Santo Antonio de Leverger, e não teve a causa da morte divulgada, segundo os amigos mais próximos, foi de causas naturais.

 

Oliveira Júnior

Fulepa

 

Fernando Fulepa jogou no Clube Atlético Mato-grossense, Mixto Esporte Clube, Seleção Cuiabana e Seleção Mato-grossense. Todavia, foi no Mixto que ele se consagrou como um dos melhores goleiros do Estado e um dos mais expressivos da história do Tigre.

O apelido Fulepa, de acordo com o relato feito por ele ao jornalista Nelson Severino, “surgiu quando ele ainda era me­nino na cidade de Três Lagoas (MS), onde nasceu. No linguajar dos moradores de sua cidade natal, o termo Fulepa identifica pessoa que gosta de confusão, rolo, encrenca, características que sempre se enquadraram no perfil de Fulepa dentro do campo”.

Internado em um hospital particular de Cuiabá, vestindo a camisa do Mixto Esporte Clube, Fernando Fulepa falou sobre a homenagem que recebeu em alusão aos 300 anos de Cuiabá.  “Meus grandes amigos do esporte mato-grossense, quero agradecer as graças que tenho recebido e quero dizer que fiquei muito feliz de vocês terem lembrado do Fulepa. Sempre amei o esporte e sempre joguei com prazer, não pelo dinheiro. Sim pela alegria esportiva do nosso estado. Quero ainda agradecer aqueles que lembraram de mim, dos meus companheiros e a este Clube que é o Mixto, um time criado por mulheres e homens. Nunca esquecerei essa homenagem e minha família irá lembrar de vocês." (Link do vídeo no final da matéria) 

Homenagem - No ano de 2011, Fernando Fulepa, jutamente com outras personalidades do esporte mato-grossense, foram condecorados com a  medalha de Honra ao Mérito Esportivo: O Governo do Estado criou a medalha Honra do Mérito Esportivo (decreto nº 256, de 06 de abril de 2011) para homenagear anualmente personalidades que ajudaram ou ajudam no desenvolvimento do esporte em Mato Grosso. A primeira edição do evento ocorreu no feriado de terça-feira (15/11 - Proclamação da República) em solenidade no Centro de Eventos do Hotel Fazenda Mato Grosso. Entre os homenageados estiveram presentes dezenas de mixtenses, entre eles ex-dirigentes, torcedores e ex-jogadores."

 

ContoEm um episódio narrado no livro "Casos de todos os tempos Folclore do futebol de Mato Grosso", do jornalista e professor de Educação Física, Nelson Severino, há uma passagem bem humorada envolvendo Fernando Fulepa e o grande artilheiro Leônidas:

 

 

Reprodução/ Gazetadigital

Fulepa

Fernando Fulepa defendeu o Mixto E.C. 

“Mixto e Palmeiras jogavam no Dutrinha pelo Campeonato Cuia­bano de 1954. O jogo avançava e ninguém estava entendendo por que o centroavante mixtense Leônidas, que chutava muito bem com os dois pés e era também um exímio cabeceador, não saía do meio de campo, só enrolando. Chutar para o gol que era bom nadinha de nada!

A certa altura do jogo, a defesa alviverde bateu cabeça quase no meio campo num ataque do Mixto e não restava outra alternativa para Leônidas: desmarcado e com a bola dominada, ele tinha que partir para o gol do adver­sário...

Leônidas avançou e quando chegou na entrada da área, deu uma fre­ada, levantou a cabeça como se estivesse escolhendo o canto onde ia mandar a bola, e meio atrapalhado gritou para Fulepa: “Sai em mim, desgraçado, eu não posso marcar o gol... eu estou comprado...”

– Não posso, eu também estou!...” – respondeu Fulepa, outra lenda do futebol de Mato Grosso e hoje um bem-sucedido sitiante em Santo Antonio de Leverger, onde vive com a esposa Estevina Pereira da Silva Leite. O casa­mento já dura 50 anos e resultou em muitos filhos, netos, bisnetos...

Quem acompanhou de perto a curta passagem de Leônidas pelo fu­tebol mato-grossense, como foi o caso do radialista Eugênio de Carvalho e do desportista e político Lenine de Campos Póvoas, do advogado Pedro Lima, não tem dúvidas em afirmar que o jogador foi o mais virtuoso centroavante que já pisou os campos de terra e de grama do futebol cuiabano.

O lendário Fulepa, que enfrentou Leônidas muitas vezes, lembra que além de muito habilidoso com a bola nos pés, o atacante era especialista em marcar gols de cabeça, usando a bunda para deslocar com uma gingada imper­ceptível o goleiro que subisse com ele e colocar a bola onde quisesse.

– Era na pura malandragem que ele fazia isso. Os goleiros reclama­vam com os juízes que o Leônidas tinha cometido falta, mas eles nunca marca­vam, porque não percebiam mesmo a sacanagem dele – recorda Fulepa, cujo nome é Fernando F. Leite. O estranho apelido surgiu quando ele ainda era me­nino na cidade de Três Lagoas-MS, onde nasceu. No linguajar dos moradores de sua cidade natal, o termo fulepa identifica pessoa que gosta de confusão, rolo, encrenca, características que sempre se enquadraram no perfil de Fulepa dentro do campo.

Sobre o episódio do suborno envolvendo Leônidas e Fulepa, afir­ma o ex-goleiro, cujo primeiro time em Cuiabá foi o Fluminense, do Terceiro, bairro destruído em 1974 pela enchente do Rio Cuiabá, que foram os torce­dores que inventaram essa história. Essa e tantas outras muito conhecidas dos torcedores. Fulepa garante que nunca ligou para essas intrigas.

– Quem fala essas coisas de mim é porque não conhece a minha vida, a minha educação. Como filho de milico, fui criado dentro da caserna, onde fazia inclusive minhas tarefas escolares, e tive uma formação militar rigorosa – defende-se Fulepa (...) "

 

 Link do Vídeo de Fernando Fulepa falando da homenagem dos 300 anos: 

 

 

                   https://www.facebook.com/paulo.fanaia/videos/2254396901265380/?t=0

 

 

 

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet