icon clock h

Sábado, 11 de Outubro de 2014, 09h:37 | - A | + A

Aécio Neves mantém vantagem conquistada no 1º turno em Mato Grosso

pedro

aecio-Os números da pesquisa Datafolha sobre o segundo turno da corrida presidencial mostram que o senador Aécio Neves (PSDB) é o preferido para vencer o pleito na região Centro-Oeste. O tucano tem 55% contra 33% da presidente Dilma Rousseff, que concorre à reeleição pelo PT. A pesquisa demonstra que o tucano continua com a vantagem que obteve no primeiro turno nos três Estados do Centro-Oeste e no Distrito Federal. Em Mato Grosso Aécio teve 44,47% dos votos válidos, enquanto Dilma ficou com 39,54%. No Estado coirmão ao nosso, Mato Grosso do Sul, Aécio conquistou 41,32% dos votos e Dilma teve 37,51. Em Goiás o tucano registrou 41,55% e Dilma 32,10% dos votos. O pior cenário pró-Dilma foi registrado no Distrito Federal a petista ficou em terceiro no primeiro turno, com 23,02% dos votos válidos, enquanto Aécio conquistou 36,10% da preferência do eleitorado. As duas legendas tentam avanças sobre os eleitores que votaram na ex-ministra Marina Silva (PSB) no primeiro turno. Eles serão decisivos agora. Em Mato Grosso, Marina teve 14,11%, o pior desempenho da peessebista na região. Em Mato Grosso do Sul a ex-candidata teve 19,08% e em Goiás 23,90%. O melhor desempenho foi registrado no Distrito Federal, em que a ex-ministra alcançou a segunda colocação com 35,81% dos votos válidos. Redes sociais As pesquisas eleitorais indicavam que a presidente Dilma venceria em Mato Grosso, o que, de fato, seria histórico. Isso porque, o PT nunca venceu no Estado no primeiro turno de uma eleição. Para o presidente regional do PSDB, o deputado federal Nilson Leitão, um dos principais motivos que ajudaram a reverter o quadro foram as redes sociais. Para ele, a internet assumiu um papel de protagonista na eleição deste ano e mostrou a sua força, principalmente entre os eleitores mais jovens que pareciam estar desmotivados com a política. Nilson acredita que neste segundo turno acontecerá a mesma coisa, a internet deve dominar as campanhas eleitorais e ser o principal local de discussão e conquista de apoios. A pesquisa Datafolha foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O instituto ouviu 2.879 eleitores nos dias 8 e 9 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01068/2014.

Thiago Andrade - Diário de Cuiabá

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.