icon clock h

Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2020, 08h:53 | - A | + A

INDÍGENAS

Aldeia liderada por Cacique Raoni sofre atentado em São José do Xingu

Dois homens efetuaram cerca de 30 tiros contra grupo que vigiava barreira sanitária contra covid-19.

Da Redação

Instituto Raoni

atentado xingu.jpg

 

Indígenas da aldeia Piaraçu, em São José do Xingu (645 km de Cuiabá) sofreram um atentado na noite da segunda-feira (24.08), no trecho da barreira sanitária contra a covid-19. Dois homens em uma Hilux fizeram cerca de 30 disparos, quebraram o arame da cerca e aterrorizaram por mais de 20 minutos o grupo que se revesa como vigilantes.

 

Após destruírem a barreira, invadiram a Terra Indígena Capoto/Jarinã e a aldeia Piaraçu. Em seguida, partiram em alta velocidade rumo à cidade de São José do Xingu. Apesar da apreensão da comunidade, ninguém ficou ferido no ataque.

 

A polícia foi acionada no momento, segundo o relato de Kokroriti Takaguek, que registrou as cenas minutos depois, e a quantidade de projéteis no chão. Os homens não foram encontrados pelos policiais. "A aldeia pede mais proteção e apoio, e as lideranças estão se mobilizando para reforçar a barreira sanitária e continuar traçado por tempo indeterminado já que uma vez foram ameaçado", completa Takaguek.

 

O local onde fica a TI é liderado pelo cacique Raoni. Ao todo, 327 índios residem na área onde houve o crime. A barreira sanitária foi construída pelos próprios indígenas para manter o isolamento social dos 2.423 Mebengokrê durante o período de pandemia. Por enquanto, os indígenas estão mantendo distância da entrada do território para que não sejam surpreendidos por um novo ataque.

 

Em nota, o Instituto Raoni cobrou as autoridades para que os criminosos sejam identificados e punidos. “O Instituto Raoni repudia toda e qualquer manifestação de violência, desrespeito e intolerância contra os indígenas e exige uma resposta das autoridades em relação a esse ataque”, traz um trecho. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.