Geral Quarta-Feira, 01 de Abril de 2020, 15h:20 | - A | + A

ISOLAMENTO SOCIAL

Ameaçado pela maior recessão da sua história, Portugal dá exemplo de cidadania

Lisboa está com monumentos, pontos turísticos, museus, parques, restaurantes, escolas e lojas fechadas desde o dia 19 de março.

Amauri Teixeira

Correspondente em Lisboa

Portugal

A Fábrica de pastéis de Belém: imensas filas para comer a genuína iguaria portuguesa num dia normal; e loja fechada (abaixo) depois das medidas de isolamento social.

Passadas duas semanas da entrada em vigor do Estado de Emergência, a população de Portugal dá exemplo de cidadania e permanece majoritariamente em isolamento social. Entre as cidades mais visitadas da Europa, Lisboa está com todas as centenas de monumentos, pontos turísticos, museus, parques, restaurantes, escolas e lojas fechadas desde o dia 19 de março. Na capital do País, por onde passam mais de 22 milhões de turistas por ano (mais de duas vezes a população total), as ruas estão vazias.

 

Apesar da disciplina e do engajamento da população, nesta quinta-feira, 2 de abril, o Decreto de Estado de Emergência será renovado e o governo deve anunciar novas restrições. A preocupação é que a semana da Páscoa provoque algum relaxamento dos portugueses. “Vamos adotar medidas mais claras para que as pessoas percebam que no período da Páscoa não podem mesmo andar a circular e devem ficar na sua residência permanente. Acho que vamos ter de apertar um bocadinho, dando um sinal mais claro de que não é mesmo época para andarmos de um lado para o outro”, afirmou o primeiro ministro de Portugal, António Costa, numa longa entrevista à emissora de televisão SIC, no programa matutino de maior audiência no País. “O vírus não anda sozinho. Somos nós que o levamos. Se nós não formos, ele não vai”, completou Costa, numa declaração que causaria surpresa em alguns governantes brasileiros.

 

Portugal

 

De olho na dramática situação provocada pelo coronavírus na vizinha Espanha e na Itália, Portugal contabiliza nesta quarta-feira 8.521 casos confirmados da doença, 187 mortos e quase 59 mil suspeitas de infecção pela Covid-19. A exemplo dos outros dois países, há uma preocupação especial com os idosos. Em Portugal, 22% da população tem mais de 65 anos.

 

Desde o início da pandemia, as autoridades portuguesas tratam o assunto com responsabilidade e seguem estritamente as orientações da Organização Mundial da Saúde. Primeiro a se manifestar sobre o tema alguns dias antes da decretação do Estado de Emergência, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa fez uma pronunciamento sereno, equilibrado e pediu o engajamento dos portugueses no enfrentamento da doença. 

 

O governo português lançou mão de uma série de iniciativas para socorrer pequenos negócios e garantir a manutenção dos empregos. Entre as principais medidas, as empresas que tiverem uma redução de faturamento acima de 40% ficarão responsáveis pelo pagamento de 30% da folha salarial, enquanto a segurança social assumirá os restantes 70%. Os trabalhadores dessas empresas terão os vencimentos garantidos, mas sofrerão uma redução substancial nas suas remunerações. Estima-se que o valor pago será equivalente a dois terços do salário original, o que tem provocado protestos das organizações sindicais.

 

O Banco de Portugal, banco central português, fez projeções para o impacto da crise na economia. No cenário mais otimista, a redução do PIB pode ser de 3,7%, enquanto que, numa  perspectiva mais aguda, a queda pode chegar a 5,7%, no que configuraria a maior recessão da história do País.

 

Apesar do impacto e das consequências para a economia, o governo tem adotado todas as medidas e recomendações para reduzir o efeito da epidemia e salvar o maior número de vidas possível. “Temos todos de fazer um esforço para que as empresas não fechem e para que os rendimentos sofram a menor quebra possível. Mas essa é aquela esperança que eu não devo incutir. Vamos sair, mas ainda não é tempo de dizer que estamos no início da saída. Este vai ser o mês mais difícil”, disse António Costa.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet