Geral Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020, 10h:23 | - A | + A

PANDEMIA

Após leve queda, MT registra aumento de mais de 41% nos casos de covid-19

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam 14.865 novos infectados em 11 dias

Ana Adélia Jácomo

Da Redação

leito de uti

 

Em um intervalo de 11 dias, Mato Grosso registrou 14.865 novos casos de covid-19 e 408 óbitos, provocados pelo novo coronavírus. Dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde (SES) demonstram um aumento de 41,7% no número de casos e 29,5% nas mortes no mesmo intervalo.

 

Do dia 20 de julho até 30 de julho, os infectados saltaram de 35.673 casos confirmados para 50.538. E os óbitos de 1.386 para 1.794. A média móvel de mortos por dia está em 40 vidas e os novos casos de infectados em 24 horas chegam a 1.351.

 

Há uma semana, o Governo do Estado comemorava a primeira queda registrada no número de casos desde que a doença foi reconhecida como pandemia em Mato Grosso, em meados de março.

 

A média móvel dos casos que vinha subindo há 16 semanas seguidas, apresentou leve queda na 17ª semana e voltou a subir consideravelmente. Segundo o Estado, a média chegou a 1.101 novos infectados por dia. Já entre os dias 13 a 19 de julho houve a primeira queda. Foram registrados 5.813 novos casos, ou seja, cerca de 830 casos por dia.

 

De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM) o salto nos números já era esperado. Apesar de ele ter autorizado a abertura de todo o comércio, o motivo da explosão de novos casos se dá pelo fato de o Estado ter adquirido 400 mil testes rápidos para realização de uma espécie de testagem em massa.

 

“Na última semana a média móvel de casos caiu. Esta semana, provavelmente, vai subir porque aumentou muito o número de casos. A subnotificação é uma realidade

Assessoria

centro de triagem

Centro de Triagem, na Arena Pantanal

mundial porque nem todo mundo vai fazer o teste e só entra nos registros oficiais aqueles que fazem os testes. Então, se a partir desta semana estamos aumentando violentamente a testagem, os que derem positivo, vão entrar na notificação. Isso não significa que aumentando as notificações, aumentaram os números de casos”, avaliou há uma semana, durante coletiva virtual.

 

Para cada um notificado, tem-se a expectativa de que haja outras 10 pessoas infectadas. O Governo abriu na semana passada o Centro de Triagem Covid-19, com capacidade de atendimento para 600 pessoas por dia e ofertas de consultas, exames, medicamentos e testes.

 

De acordo com nota oficial, a SES afirmou ao PNB Online que a média móvel de casos de Covid-19 é flexível, portanto, os dados podem se alterar e levar a uma alta. Contudo, a alta no número de casos não é caracterizada por dados de um só dia, mas sim da constância crescente de dados em um período maior de tempo.

 

“No momento, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) acompanha e estuda a evolução do cenário”, diz trecho do documento. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet