Geral Quarta-Feira, 01 de Julho de 2020, 17h:09 | - A | + A

PANDEMIA

Apenas quatro municípios de Mato Grosso ainda não registraram casos de covid

Ao todo, vírus já chegou a 137 dos 141 municípios do estado.

Safira Campos

Da Redação

Reprodução

TORIXORÉU

Torixoréu é umas das cidades livres da covid-19 em Mato Grosso.

Confirmando as projeções de rápida interiorização do novo coronavírus em Mato Grosso, 137 dos 141 municípios do estado já possuem pelo menos um caso confirmado de covid-19. De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), divulgados no boletim desta terça-feira (30), apenas Carlinda, Glória D’Oeste, Planalto da Serra e Torixoréu não têm casos da doença. 

 

O avanço foi rápido. O mês abril terminou com 32 municípios com casos registrados. Em maio, eram 71 municípios. Até a metade do mês junho, o número saltou para 111, chegando a 137 nesta terça. Várias questões preocupam e agravam a situação no estado. 

 

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mato Grosso é o 3º estado com maior dificuldade no acesso a serviços de saúde. Por aqui, mais de 30% da população leva mais de 4 horas para ser atendida, caso precise com urgência. A proporção da população que acessa serviços de saúde dentro do tempo adequado é ainda pior nas regiões Norte e Oeste do estado.

 

Além disso, atualmente a taxa de ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde é de 97,2%, restando somente 18 leitos vagos e em várias regiões do estado não há mais disponibilidade de atendimento de alta complexidade. 

 

Segundo os pesquisadores, uma das razões para a grande interiorização do vírus é a falta de um discurso único nas três esferas de administração: municipal, estadual e federal. Em Mato Grosso, não houve qualquer rede de conexão entre os municípios, não foram impostas barreiras sanitárias eficazes e assim a livre circulação de pessoas, bens e serviços entre as cidades pode ter acelerado o processo que levou o vírus aos municípios menores.

 

Até o momento, Mato Grosso já somou 16.304 casos da doença e 629 mortes.  

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet