Geral Sábado, 24 de Outubro de 2020, 06h:48 | - A | + A

SALAS VAZIAS

Aulas presenciais no Estado estão descartadas até fim de 2020

Governo de Mato Grosso anunciou que aulas presenciais só devem retornar no próximo ano.

Da Redação

Com assessoria

Junior Silgueiro/SeducMT

Sala de aula vazia

 

Os alunos da rede estadual de ensino não voltarão às aulas presenciais este ano em Mato Grosso. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado por meio de uma nota à imprensa. A justificativa, apontou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é a situação sanitária da pandemia da covid-19 e as orientações dos órgãos de Saúde sobre a prevenção à doença. Com isso, as aulas a distância estão mantidas e o ano letivo deve permanecer nessa modalidade de ensino até o dia 18 de dezembro.

 

A Seduc já havia anunciado que as aulas presenciais na rede estadual de ensino somente retornarão a partir do momento em que as autoridades estaduais de saúde declararem haver condições sanitárias. A decisão consta no Plano Pedagógico Estratégico de volta às aulas formulado pela Secretaria e aprovado pelo Governo do Estado. Uma nota técnica com protocolos para a redução dos riscos de contágio da covid-19 nos estabelecimentos de ensino foi elaborada pela Seduc e Secretaria de Estado de Saúde. O documento já foi encaminhado às unidades escolares, assessorias pedagógicas e Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros).

 

Recentemente, a Seduc também fez uma pesquisa com pais de alunos sobre a opinião deles com relação à possibilidade de retorno das aulas presenciais. Os dados da pesquisa, informou a Seduc, serviriam para orientar a Secretaria na tomada de decisão quanto ao eventual retorno das aulas presenciais.

 

Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Governo do Estado:

 

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação, levando em consideração a situação sanitária da pandemia da Covid-19 e as orientações de saúde, comunica que:

 

1. As aulas da rede pública estadual de ensino serão concluídas neste ano de 2020 de forma não presencial e irão até o dia 18 de dezembro. Ou seja, não haverá retorno de estudantes para aulas presenciais nas escolas neste ano;

 

2. Os professores da rede estadual continuarão a desempenhar as funções em teletrabalho. A portaria que irá regrar essa norma será publicada no início da próxima semana;

 

3. O atendimento realizado pela equipe gestora nas escolas e no órgão central (SEDUC) continuam de forma presencial, conforme estabelece o Decreto Estadual nº 662, de 6 de outubro de 2020;

 

4. A Secretaria de Educação esclarece que é obrigatória a participação dos alunos nas aulas, que continuam sendo ministradas na forma não presencial, seja com a distribuição de material didático impresso, ou por meio de plataforma online.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet