icon clock h

Sexta-Feira, 23 de Abril de 2021, 17h:15 | - A | + A

DIA DO LIVRO

Autoridades se dedicam a leituras voltadas a entender pandemia e suas consequências

Nesta sexta-feira (23.04) é comemorado o Dia Mundial do Livro.

Ana Adélia Jácomo

Da Redação

Divulgação

Livro Notas sobre a Pandemia

 Desembargadora está lendo livro do renomado autor Yuval Harari

Enquanto vivemos a pandemia do novo coronavírus, a sociedade se viu obrigada a se afastar do convívio coletivo, como forma de prevenir a transmissão da doença. O aumento do isolamento, o trabalho remoto e a solidão podem ser atenuadas com a leitura de bons livros.

 

Além de oferecem conhecimento, distração e imersão em outros cenários e vidas, os livros são ótimas companhias. Nesta sexta-feira (23.04) é comemorado o Dia Mundial do Livro e o PNB Online fez uma pesquisa com algumas autoridades para saber que livro estão lendo atualmente.

 

O conteúdo serve como dica aos leitores e uma forma de dividir conhecimento.

 

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, está se dedicando à leitura do livro “Notas Sobre a Pandemia”, do renomado historiador israelense Yuval Harari.

 

"A obra traz alguns artigos e entrevistas do autor, com sua visão sobre este momento histórico pelo qual estamos passando e as possíveis consequências para a humanidade. A pandemia parou o mundo. A covid-19 mobilizou a comunidade científica em uma frenética corrida contra o tempo; dividiu o mundo entre os governos negacionistas e os grandes estadistas, que colocaram o bem estar global acima de suas aspirações políticas; mostrou o lado mais bonito e solidário da humanidade e, também, sua face mais cruel. Tudo isso está acontecendo agora”.

 

“Sabemos que a perspectiva de quem está vivenciando o turbilhão do momento histórico, com a emoção interferindo na correta leitura dos fatos, é diferente daquela empregada pelo historiador ou historiadora, alguns anos mais tarde, com o distanciamento que o rigor científico requer. Mas, ainda assim, vale a pena a leitura deste livro, porque oferece uma visão de todo o intrincado sistema que hoje domina o planeta Terra”, comentou a desembargadora.

 

Senador por Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL) lê “Ano Zero: Reflexões sobre Política e Economia Pós-Pandemia”, do cientista político e doutor em sociologia Murillo de Aragão.

 

“Estamos vivendo um período em que se faz necessária uma reflexão sobre o que virá pós-pandemia”. A obra se tornou fundamental, pois revela mudanças no cenário político e econômico, além de traçar um possível futuro do mundo no pós-pandemia.

 

Juca do Guaraná (MDB) é vereador e preside a Câmara Municipal de Cuiabá. Sua leitura é uma autoajuda, que provoca o leitor a analisar problemas sociais, como estresse, vícios, traumas e angústia, sentimentos que foram potencializados pela pandemia. O livro “O Poder da Esperança”, de Julián Melgosa e Michelson Borges, fala sobre a importância da saúde mental.

 

"O livro é muito interessante. Ele pontua ações que podem colaborar para o bem-estar emocional, principalmente para quem vive na correria. O livro trata sobre diversos temas sobre como ansiedade, depressão, estresse e apresenta dicas de como podemos melhorar nosso dia a dia".

 

Acesso grátis

 

Os leitores de Mato Grosso podem potencializar seus hábitos de leitura por meio de um catálogo virtual do projeto BibliotecaDigital Tocalivros. A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça foi contemplada com a iniciativa e já está com o catálogo disponível pela plataforma biblioteca-estevao-de-mendonca.tocalivros.com.

 

De clássicos da literatura a biografias, as opções para empréstimo incluem ainda outros gêneros, como comédia, poesia, infantojuvenil, além de publicações sobre negócios, desenvolvimento pessoal e espiritualidade.

 

O espaço pode ser acessado também pelo aplicativo TocaLivros disponível em iOS e Android. Nesse caso, é necessário selecionar a biblioteca e fazer o login. Totalmente acessível, a ferramenta permite ouvir e ler off-line e sem limites quanto a acessos ou associados.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.