Geral Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2020, 11h:35 | - A | + A

NO NORTE DE MATO GROSSO

Avião com Bolsonaro teve que arremeter em MT por causa de fumaça das queimadas

Estado lidera o ranking de focos de calor no país, conforme satélites do Inpe. Pantanal é o bioma mais atingido.

Da Redação

Divulgação

whatsapp-image-2020-09-18-at-10.40.37.jpeg

Bolsonaro visita Mato Grosso nesta sexta (18).

O avião que trouxe o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Mato Grosso nesta sexta-feira (18) não conseguiu pousar de primeira no estado em razão da fumaça das queimadas, que cobrem parte do estado a semanas. O próprio presidente comentou que a pouca visibilidade obrigou o piloto a arremeter o avião. Veja o vídeo no final da matéria.

 

"Aqui, quando o nosso avião foi pousar hoje, ele arremeteu. Foi a segunda vez que isso acontece na minha vida. Uma vez foi no Rio de Janeiro. E, obviamente, algo anormal está acontecendo, no caso é que a visibilidade não estava muito boa”, disse. "Para nossa felicidade, na segunda vez conseguimos pousar. Estamos vendo alguns focos de incêndio acontecendo pelo Brasil. Isso acontece ao longo de anos e temos sofrido uma crítica muito grande", completou o presidente.

 

Bolsonaro veio ao estado líder de focos de queimada em todo o país visitar a usina agroindustrial Inpasa e receber homenagens da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural de Sinop. Pela tarde, o presidente segue para Sorriso, onde deve visitar a usina de etanol da Fueling Sustainability Bioenergia (FS) e participar do lançamento da safra nacional de soja.

 

Até esta sexta-feira, os satélites do Inpe já registraram 36.432 focos de calor no estado este ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O bioma mais afetado é o Pantanal, que já teve cerca de 20% de sua extensão atingida pelo fogo. As imagens da vegetação queimada e animais incinerados têm chamado a atenção do Brasil e do mundo.

 

Um grupo de manifestantes chegou a protestar contra o Governo Federal logo pela manhã no aeroporto de Sinop. Cartazes e faixas lembravam a maior devastação ambiental vivida pelo estado nos últimos anos. 

VÍDEO

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet