Geral Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 09h:29 | - A | + A

BOLETIM MÉDICO

Casaldáliga está na UTI em hospital no interior de São Paulo

Dom Pedro está com pneumonia associada a um derrame pulmonar.

Ana Adélia Jácomo

Da Redação

(Foto: Reprodução)

casaldaliga-crucifixo1487306243.jpg

 

Após dar entrada às 22hs desta quarta-feira (5) na Santa Casa de Batatais, no interior de São Paulo, o boletim médico do padre espanhol Dom Pedro Casaldáliga, 92 anos, foi divulgado pelo médico Antônio Marcos na manhã desta quinta-feira (6).

 

O médico relatou que o missionário está em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde passou por uma drenagem no pulmão nesta manhã para tratar um quadro de insuficiência respiratória. Foi realizada uma tomografia do tórax, abdome e pelve, onde identificou-se uma pneumonia associada a um derrame pulmonar no órgão, do lado esquerdo.

 

“Fizemos uma toracocentese, que é a retirada por meio de uma punção e agulha guiado por um ultrassom nesta manhã, onde conseguimos drenar 600 ml de líquido, gerando um conforto respiratório bastante significativo no padre”, detalhou.

 

Dom Pedro está medicado com antibióticos e foi feita uma endoscopia para colocação de uma sonda até o estômago para facilitar a alimentação. O médico afirmou que, fora o pulmão, nenhum outro órgão do corpo de Dom Pedro apresenta graves problemas. Além da idade avançada, o padre é portador do mal de Parkinson.

 

“Nesse momento, ele se mantém com a pressão muito boa, estável na parte cardiológica, a oxigenação do sangue, depois da punção, o deixou mais confortável para respirar. Agora é aguardar. Ele é um indivíduo frágil, de idade avançada e com doença de alta gravidade. Esperamos que nas próximas 48 horas tenhamos um resultado mais evidente das terapias”.

 

Ainda nesta quinta-feira, Dom Pedro passará por ecocardiograma para que a equipe tenha mais detalhes das funções cardiológicas, apesar de que os sinais vitais de pressão e fequência cardíaca já tenham demonstrado um vigor muito bom.

 

Segundo o médico, ainda não há como fazer uma previsão de alta médica, no entanto, levando em consideração as primeiras horas de tratamento, é possível que em cinco dias já se possa ter mais efetividade dos resultados.

 

Por conta da pandemia do novo coronavírus, doença que provoca a covid-19, Dom Pedro passou por quatro testes para detecção do vírus e todos deram negativo.

 

“Espero que nos próximos cinco dias que a gente consiga trazer informações mais felizes sobre a alta do hospital. Hoje conseguimos captar três resultados de covid feitos em São Felix do Araguiaia (MT) que deram negativo. Nós fizemos um teste rápido aqui, que também deu negativo e a hipótese de covid está descartada”.

 

Casaldáliga, conhecido como o Bispo do Povo por sua luta pelos direitos humanos e pelos povos indígenas, também é poeta, autor de várias obras sobre antropologia, sociologia e ecologia. De acordo com sua biografia, ele foi nomeado administrador apostólico da prelazia de São Félix do Araguaia em 27 de abril de 1970. O Papa Paulo VI o nomeou bispo prelado de São Félix do Araguaia , no dia 27 de agosto de 1971.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet