icon clock h

Terça-Feira, 16 de Junho de 2020, 10h:03 | - A | + A

MAUAL

Cineclube Coxiponés abre inscrições para Mostra Audiovisual 2020

Mostra tem consolidado-se como importante vitrine para a produção audiovisual universitária brasileira e latino-americana.

Da Redação

Divulgação

maual_banner-01 (1).jpg

 

Estão abertas a partir desta terça-feira (16) as inscrições para a Maual 2020. A Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina do Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso tem ao longo dos anos consolidado-se como importante espaço para circulação do audiovisual independente de curta duração em Cuiabá e vitrine para a produção audiovisual universitária brasileira e latino-americana. 

 

As inscrições da 19ª edição do festival estarão disponíveis no site www.mostrauniversitariaufmt.com a partir das 19h30. Como em edições anteriores, poderão participar da Mostra Competitiva da MAUAL 2020 realizadores universitários (estudantes, professores e técnicos administrativos) e independentes (realizadores autônomos ou ligados a produtoras independentes) que tenham lançado curtas audiovisuais entre os anos de 2019 e 2020. Uma novidade dessa edição é que curtas inscritos na edição passada e que não tenham integrado a Mostra Competitiva da MAUAL 2019 poderão participar do processo de seleção da edição 2020. 

 

Outro aspecto importante é que a MAUAL 2020 está sendo pensada no contexto das medidas de contenção e prevenção da COVID-19. Desse modo, a princípio, todas atividades previstas para a Mostra (workshops, conversas sobre curtas exibidos, encontro da Rede Cineclubista de Mato Grosso e, principalmente, a Mostra Competitiva de Curtas) acontecerão através do Canal do YouTube do Cineclube Coxiponés.

 

A iniciativa de manter a realização da MAUAL mesmo no contexto da pandemia se deu como uma resposta de resistência às decisões contraditórias tomadas pelo Governo Federal e pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo desde que Bolsonaro (sem partido) assumiu seu mandato, conforme explica Diego Baraldi, atual Supervisor do Cineclube Coxiponés da UFMT.

 

“Como já são muitos os retrocessos e obstáculos que o audiovisual brasileiro vem sofrendo nos últimos dezoitos meses, como a paralisia na Ancine e a situação precária em que se encontra a Cinemateca Brasileira, só para mencionar dois exemplos, acreditamos na importância desse esforço pela realização da MAUAL em 2020”, pontua o professor. 

 

Temporada de Filmes Online

 

(Foto: Divulgação)

filme maual.jpg

"Controvérsias": produção mato-grossense exibida na 18ª edição da Maual.

Ainda nesta terça-feira (16), como parte da programação de lançamento das inscrições para a Mostra, serão compartilhados, na Temporada de Filmes Online, os dez curtas mato-grossenses exibidos na Mostra Competitiva da MAUAL 2019. As produções ficam disponíveis no Facebook do Cine Teatro Cuiabá

 

Como já é de praxe, enquanto as medidas de distanciamento social e prevenção à COVID-19 impedirem as sessões de cinema presenciais, a Temporada de Filmes Online difunde conteúdos audiovisuais independentes, com ênfase na produção realizada em Mato Grosso, através das redes sociais do Cine Teatro Cuiabá e do Cineclube Coxiponés da UFMT.

 

Uma das produções a serem compartilhadas é “Controvérsias”, que conta com a direção da comunicóloga e radialista Vitória Molina. O curta é de 2018 e foi produzido somente por mulheres. “Controvérsias” conta a história de Gabriela, (Marcella Vieira) uma estudante de Letras que vive um romance com o músico Caio (Lucas Lemos) e tem sua vida mudada pelo comportamento abusivo do companheiro. O objetivo da produção audiovisual é retratar situações em que relacionamentos podem afetar a auto-estima, bem-estar e até a saúde de uma pessoa. 

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.