Geral Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 09h:38 | - A | + A

SAÚDE

Cuiabá retoma campanha de vacinação contra gripe nesta 5ª

Objetivo agora é imunizar 46 mil idosos e 21 mil profissionais da saúde até 16 de abril.

Da Redação

(Foto: Governo de Mato Grosso)

Vacina.jpg

 

Após todas as doses de vacina acabarem poucas horas depois o início da campanha, Cuiabá retoma nesta quinta-feira (26) a imunização de idosos e agentes de saúde contra gripe. A vacinação dividirá o atendimento em grupos prioritários e segue até o dia 22 de maio. A expectativa é que o Ministério da Saúde envie mais doses nos próximos dias, para que seja possível realizar um ‘drive thru’, evitando aglomerações nos postos de saúde. 

 

Neste ano, a Campanha que normalmente é realizada na primeira quinzena de abril, foi antecipada pelo Governo Federal como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus. O Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressaltam, portanto, que a vacina não tem qualquer eficácia contra o COVID-19. A imunização é contra três tipos de influenza: A H1N1, A H3N2 e B.

 

Em todo Brasil foram disponibilizadas 75 milhões de doses e o objetivo é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários. O Governo Federal anunciou que para alcançar esse público foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina. Nesta primeira etapa, o objetivo é imunizar 46 mil idosos e 21 mil profissionais da saúde das redes pública e privada de Cuiabá. 

 

Grupos prioritários e fases de imunização

 

Nesta primeira fase, de 23 de março a 16 de abril, a vacinação é para os idosos (60 anos e mais) e para os profissionais da saúde pública e privada. 

 

A segunda fase, de 16 de abril a 09 de maio, a imunização é para professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas.

 

A terceira fase, de 09 a 22 de maio, é voltada para adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet