Geral Sábado, 08 de Agosto de 2020, 10h:42 | - A | + A

ADEUS AO BISPO DO POVO

Dom Pedro Casaldáliga morre no interior de São Paulo

O corpo do Bispo será velado em três locais diferentes. Em Ribeirão Cascalheira, interior de Mato Grosso será no Santuário dos Mártires, a partir de segunda (10). O sepultamento será em São Félix do Araguaia

Assessoria com Estadao Conteúdo

reprodução

Dom Pedro Casaldáliga

 

A Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso, Brasil), a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos) publicaram uma nota comunicando o falecimento Dom Pedro Casaldáliga Pla, CMF, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia e Missionário Claretiano, neste sàbado (08) às 9:40 horas (horário de Brasília), na cidade de Batatais, estado de São Paulo.

 

O velório será  hoje à partir das 15 h, na capela do Claretiano – Centro Universitário de Batatais . Em  Ribeirão Cascalheira, interior de Mato Grosso o corpo do Bispo será velado no Santuário dos Mártires, a partir de segunda (10), ainda sem previsão de horário de chegada do corpo. O sepultamento será em São Félix do Araguaia ( a mais de 1000 km de Cuiabá). 

 

Dom Pedro, tinha 92 anos e estava  internado desde a noite de quarta-feira (5), na Santa Casa do município, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) diagnosticado com pneumonia associada a um derrame pulmonar no órgão, do lado esquerdo.

 

Casaldáliga, conhecido como o Bispo do Povo por sua luta pelos direitos humanos e pelos povos indígenas, também era poeta, autor de várias obras sobre antropologia, sociologia e ecologia. De acordo com sua biografia, ele foi nomeado administrador apostólico da prelazia de São Félix do Araguaia em 27 de abril de 1970. O Papa Paulo VI o nomeou bispo prelado de São Félix do Araguaia , no dia 27 de agosto de 1971.

 

Um poema  de Dom Pedro faz parte da nota de falecimento: 

 “No final do meu caminho me dirão:

– E tu, viveste? Amaste?

E eu, sem dizer nada, abrirei o coração

cheio de nomes” – Dom Pedro Casaldáliga

 

Confira os locais onde o velório acontecerá:

 

1 – Em Batatais – SP

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado, hoje a partir das 15 horas na capela do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos, situada à rua Dom Bosco, 466, Castelo, Batatais, São Paulo, Brasil. Informações: 16.3660-1777.

 

A missa de exéquias será celebrada, em Batatais, no dia 09 de agosto de 2020 às 15h, no endereço acima e será aberta ao público em geral, além de ser transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0 . O link estará aberto para que outros veículos de comunicação possam retransmitir.

 

2 – Em Ribeirão Cascalheira – MT

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Santuário dos Mártires, a partir do dia 10 de agosto, sem previsão de horário de chegada do corpo. Informações: telefone 66 – 98420 – 2253 Pe. Tiago.

 

3 – Em São Félix do Araguaia – MT

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga, CMF, será velado no Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será em São Félix do Araguaia.

 

Teste covid-19 negativo

Dom Pedro Casaldáliga chegou a fazer o teste de covid-19 quando ainda estava em Mato Grosso e o resultado foi negativo. Ele sofria de problemas respiratórios há décadas, agravado mais recentemente pelo Mal de Parkinson. Em função do quadro de saúde, Casaldáliga não conseguia mais falar nem andar. Ele vivia no interior de Mato Grosso assistido por cuidadores. As visitas haviam sido ainda mais restringidas em função do novo coronavírus.

 

Nascido na Catalunha, em uma província de Barcelona, Dom Pedro Casaldáliga vivia no Brasil desde 1968. Um dos expoentes da Teologia da Libertação, atuou na defesa de minorias no interior de Mato Grosso e sofreu diversas ameaças de morte em função de suas posições políticas, sempre a favor das minorias.

 

 

 

 

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet