Geral Terça-Feira, 11 de Fevereiro de 2020, 12h:06 | - A | + A

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Em congresso nacional, professores do Ensino Superior decidem por greve

Paralisação é uma resposta à PEC 186/2019, à MP 914/2019 e à falta de recomposição dos recursos orçamentários para a Educação por parte do Governo Federal.

Safira Campos

Da Redação

(Foto: Andes/SN)

MATERIA_CONGRESSO_ANDES_2.jpg

 

Professores do Ensino Superior de todo o Brasil estiveram reunidos entre os dias 4 e 8 de fevereiro na Universidade de São Paulo (USP) para discutir formas de responder às últimas declarações e medidas tomadas pelo Governo Federal relacionadas à educação. Durante o  39º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/SN), os professores decidiram por uma nova ‘Greve Geral pela Educação’, em 18 de março. 

 

A paralisação tem entre as reivindicações o arquivamento das PEC 186/2019, que ficou conhecida como PEC Emergencial e prevê, entre outras medidas, suspensão de reajustes e promoção para servidores federais e redução de carga horária de servidores públicos em até 25%. 

 

Também entrou na pauta a MP 914/2019, que pode permitir que o presidente da República escolha os reitores das Instituições de Ensino Superior (IES) sem considerar qualquer consulta pública às comunidades acadêmicas. Além disso, os professores pedem recomposição salarial, rejeição ao Future-se e recomposição dos recursos orçamentários para a Educação.

 

“(...) O Congresso foi marcado pelo consenso quanto à gravidade da conjuntura, que sob várias categorizações políticas, converge quanto ao reconhecimento de um Executivo declarada e decididamente anti-serviço público e anti-direitos trabalhistas e sociais. Além de marcadamente anti-organização coletiva de qualquer natureza no campo popular, social e sindical”, definiu a professora e cientista política da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Alair Ribeiro. 

 

Ainda segundo Ribeiro, o objetivo da nova ‘Greve Geral pela Educação’ no dia 18 de março é caminhar para uma greve da categoria por tempo indeterminado e fortalecer uma possível greve geral que abrace mais categorias. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet