Geral Terça-Feira, 13 de Agosto de 2019, 10h:07 | - A | + A

EDUCAÇÃO

Em lançamento de livro na UFMT, antropóloga discute o autoritarismo brasileiro

Lilia Moritz Schwarcz, professora da USP e colunista do Nexo, esteve em Cuiabá para lançamento de livro e sessão de autógrafos.

Safira Campos

(Foto: Junior Silgueiro)

IMG_8175.JPG

 

Aconteceu ontem (12) o lançamento do livro ‘Sobre o Autoritarismo Brasileiro’, da historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, pela editora Companhia das Letras. O evento ocorreu na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e contou com um auditório repleto de professores, pesquisadores e acadêmicos. 

 

De forma bem humorada, Schwarcz fez um retrospecto da história da república brasileira e buscou apresentar pontos que traçam o caminho da democracia no país até o momento.

 

Reconhecida crítica do governo bolsonarista, a autora brincou com a simpatia do chefe do Executivo, ex-militar, com símbolos do Império: “eu sempre me questiono muito sobre essa fixação de uma pessoa que diz falar em nome dos militares com o Império, sendo que foram os militares que derrubaram o império. Talvez essa parte ninguém tenha explicado a ele”, brincou.  

 

Segundo a autora, as raízes do autoritarismo no Brasil estão em seu passado colonizado e escravista, que resultaram em uma sociedade distante do imaginário de povo tolerante, aberto, pacífico e acolhedor com o qual muitas vezes o brasileiro se identifica. 

 

“O povo brasileiro é bem mais excludente que receptivo, mas gosta de crer o contrário e por isso criou-se essa mitologia nacional de que somos um povo acolhedor. A própria brincadeira de que Deus é brasileiro reside nesse pensamento. Temos um passado escravista e uma sociedade racista. Temos produzido o racismo de forma muito presente e estamos matando uma geração inteira de jovens negros nas periferias”, ressaltou a antropóloga. 

 

SOBRE A AUTORA

 

Lilia Moritz Schwarcz é professora da Universidade de São Paulo, faz parte do Comitê Brasileiro da Universidade de Harvard, é Global Professor pela Universidade de Princeton e colunista do Nexo Jornal. É autora, entre outros livros, de "O espetáculo das raças", "As barbas do imperador"; "O sol do Brasil"; "Brasil: uma biografia". Foi curadora de uma série de exposições dentre as quais: "Um olhar sobre o Brasil" e "Histórias Mestiças". Atualmente é curadora adjunta do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet