Geral Quarta-Feira, 15 de Julho de 2020, 08h:52 | - A | + A

DIAGNÓSTICO

Em parceria com o TRT, Unemat realizará testes de covid no interior

Ao todo, serão atendidos 15 municípios da Região Oeste de Mato Grosso.

Da Redação

Governo de MT

Mato Grosso Saúde insere exame sorológico para detecção do Covid-19 em seu rol de procedimentos cobertos.jpg

 

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) anunciou que já está adquirindo equipamentos e insumos para iniciar a realização de testes PCR para diagnóstico de covid-19. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) e deve oferecer exames para 15 municípios do interior. 

 

O financiamento do projeto “Saúde Pública e Educação: investimento em testagem da Covid-19 e em infraestrutura universitária” é de responsabilidade do TRT e a expectativa é que as atividades já tenham início este mês. O investimento é de cerca de R$ 565 mil. 

 

Ao todo, serão atendidos 15 municípios da Região Oeste de Mato Grosso: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos e Pontes e Lacerda.

 

A professora Leonarda Grillo Neves, coordenadora técnica do projeto, explica que a coleta desses testes será realizada pelos municípios conforme a orientação do Laboratório Central. “Nós da Unemat, estamos colocando nossa estrutura física, nosso conhecimento e expertise a serviço da população neste momento. Inicialmente nossa capacidade é para realizar mil testes, mas esse número pode aumentar conforme forem estabelecidas novas parcerias para compra de insumos”.

 

Neves lembra que a testagem da população é muito aquém do que tem sido recomendado, e o cenário é ainda mais crítico no que diz respeito aos testes moleculares como o RT-PCR, que identifica a presença do vírus no organismo da pessoa, e pode identificar se a infecção está ativa, possibilitando o bloqueio das cadeias de transmissão com o isolamento.

 

Além da coordenadora técnica, professora Leonarda Grillo Neves, participam ainda coordenador operacional, Francisco Lledo dos Santos, Kelly Lana Araújo, Thiago Alexandre Santana Gilio, Marco Antônio Aparecido Barelli, Tanismare Tatiana de Almeida e o servidor técnico Valter Danzer, na parte de apoio operacional.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet