Geral Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2020, 17h:30 | - A | + A

CELEIRO DO FUTURO

Empresa de MT ganha prêmio nacional de design

Conceito de arquitetura uniu automação, espaço de convivência e natureza

Assessoria

Assessoria

Arquitetura prêmio design

 

A empresa mato-grossense Total Varejo foi a grande vencedora do prêmio Retail of Tomorrow, concedido pelo Retail Design Institute Brasil. Na premiação, realizada esta semana de forma online, a empresa ganhou com o projeto da Agrominas, uma rede de produtos agropecuários com sede na cidade de Araguaína, no Tocantins. A proposta é um “celeiro do futuro” ou loja 4.0 onde a tecnologia se funde com conceitos biofílicos (uso da natureza no ambiente), promovendo o encontro do rústico com o futuro.

 

“A concepção de uma loja do futuro foi o que mais chamou a atenção dos organizadores e jurados do concurso. Ela alia todos os elementos tecnológicos, permitindo a automação na compra e agilidade para o cliente, com a natureza, a sustentabilidade e espaços de exposição e convívio”, explica o diretor da Total Varejo, Attilio Francesco Rondinelli.

 

Com sede em Cuiabá, a Total Varejo é uma empresa especializada em Retail Design, conceito que usa a arquitetura como forma de proporcionar uma boa experiência de compra. O Retail Design cria personalidade ao negócio, fazendo com que a marca tenha um significado. A ferramenta é utilizada para que todos os potenciais que a marca oferece sejam utilizados e, dessa forma, fidelizem o cliente.

 

O concurso avaliou diferentes elementos presentes no projeto, como iluminação, biofilia, VM (solução de exposição de produtos e serviços, mobiliário e equipamentos), serviços, interface entre usuário e loja, sustentabilidade, ferramentas de exposição e de vendas, entre outros. 

 

Como prêmio pela vitória no Retail of Tomorrow, a empresa fará uma apresentação especial no Global Retail Show 2020, evento online mundial que será uma plataforma de discussão e debate para fortalecer varejistas, empresas de consumo em busca de soluções para maximizar a colaboração entre empresas, executivos, governos e consumidores. 

 

O evento ocorrerá entre os dias 13 e 19 de setembro. A Total Varejo se apresentou na terça-feira (15). “Teremos a oportunidade de apresentar nosso trabalho e projetos para mais de 10 mil varejistas, uma oportunidade única”, destaca Attilio, que comemora a vitória na premiação, destacando que concorreu com grandes empresas de todo o Brasil, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, referências nacionais no retail design. 

 

“Ficamos muito orgulhosos, honrados e emocionados. Somos uma empresa do Centro-Oeste, não estamos nos centros de referência na área, mas podemos mostrar que boas ideias nascem em todos os lugares. Para nós é motivo de orgulho também ajudar os clientes e o varejo a projetar e pensar seu negócio para o futuro”, completa Rondinelli. 

 

PROJETO - O projeto da Agrominas, o “celeiro do futuro”, traz a integração entre tecnologia – com os mais modernos mecanismos de compra – e o visual característico do segmento agropecuário, promovendo um choque visual inédito, onde tudo foi pensado para criar uma experiência agradável visualmente e inteligente ao usuário. 

 

No espaço da loja a tecnologia é usada para facilitar a ambientação e não complicar. O layout foi desenhado de maneira a facilitar a jornada de compra. O cliente faz a opção por qual canal quer realizar suas compras, presencial ou online. 

 

Se a opção for pela visita à loja, a aquisição dos produtos é realizada de forma autônoma, com carrinhos de compra inteligentes, interligados ao exclusivo “APP Clube do Produtor AgroMinas”, que computam os itens adquiridos, realizam pagamentos e permite ao usuário participar de um clube de benefícios. O cliente também pode usar o aplicativo para realizar suas compras pelos sistemas de delivery, “take away” ou “pick and collect”. 

 

Já o apelo sustentável é notado de imediato, incluindo até mesmo um ponto de abastecimento para carros elétricos, o uso de telhas isotérmicas e placas fotovoltaicas translúcidas. A integração com a natureza é outro destaque, com o forro sendo composto por uma grande estrutura projetada para receber o paisagismo vivo, com sistema de irrigação proveniente do reaproveitamento de água. A área externa inclui um lounge a céu aberto, projetado no entorno de uma árvore, de modo a intensificar a experiência entre clientes e colaboradores. O projeto que hoje é conceitual, não irá demorar muito para se tornar realidade.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet