Geral Segunda-Feira, 08 de Julho de 2019, 10h:14 | - A | + A

TRATAMENTO

Esgoto deixará de ser jogado no Rio Cuiabá

Projeto da prefeitura em parceria com a empresa Águas Cuiabá prevê tratamento de 350 litros de esgoto por segundo.

Safira Campos

(Foto: Luiz Alves / Governo do Estado de Mato Grosso)

rio cuiabá.jpg

 

Atualmente poluído, o Rio Cuiabá, que tem grande valor histórico por já ter servido como principal fonte de ligação do Mato Grosso para o centro-sul do Brasil, deverá parar de receber lançamentos de esgoto sem tratamento. Parceria entre Prefeitura e a empresa Águas Cuiabá, concessionária dos serviços de água e esgoto da capital, projetos de modernização do tratamento de esgoto na capital já contaram com mais de R$300 milhões de investimento. 

Em entrevista à Rádio Capital nesta segunda-feira (08), Luiz Fernando Fabriani, diretor presidente da Águas Cuiabá comentou sobre os avanços na capital: “é muito difícil ter investimentos como esse, que vai evitar o lançamento que tem havido no rio que vai direto para o Pantanal, então estamos felizes com esse projeto. Nós fizemos uma ampliação na estação de tratamento de esgoto do bairro Dom Aquino, capacitando a estação que tratava 100 litros por segundo para tratar 350 litros”. 

A modernização deve ter um impacto na tarifa cobrada ao consumidor. Segundo Fabriani como não havia oferecimento de tratamento de esgoto para a região mais central da cidade, não havia também a cobrança desse serviço, que deve começar a ocorrer a partir de agosto: “agora os moradores vão receber esse serviço e os benefícios trazidos por ele. Logo, uma parte da conta de água corresponderá a esse serviço”.  

Junto à modernização da Estação de Tratamento de Esgoto do Dom Aquino, o projeto também conta com a reativação da Estação Elevatória de Esgoto da Prainha, somando cerca de R$40 milhões nessas duas unidades. Espera-se que com o investimento a capital do estado chegue, em 2024, a 91% de tratamento de todo o esgoto doméstico produzido pela população.

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet