Geral Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 17h:31 | - A | + A

PREVENÇÂO

Especialista diz que bloqueio vertical é "aposta perigosa"

Para o infectologista Francisco Souto, "quem puder ficar em casa, que fique".

Suzi Bonfim

da Redação

Reprodução

Médico Francisco Souto

 

O bloqueio vertical, mantendo o isolamento de idosos e pessoas do grupo de risco, é uma aposta arriscada e perigosa na avaliação do pesquisador da área de doenças infecciosas do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Francisco Souto. “A doença é altamente contagiosa e as chances de aumentar o número de casos é maior. Só o futuro vai dizer se esta decisão é o correto ou não. Quem puder ficar em casa, que fique”, ponderou o especialista.

 

Souto reconhece que o bloqueio mais intenso traz prejuízos à economia, mas se mostra incrédulo em relação ao benefício da liberação de alguns setores. “Minha dúvida é saber se aliviando o bloqueio você vai resolver o problema do comércio e reaquecer a economia. As pessoas não vão sair correndo para ir ao shopping. Não sei se o bloqueio vertical vai resolver e a que custo. Talvez seja interessante para ver o que acontece. É preciso ficar atento e, se começar a aumentar os casos, reverter a ordem. Mas é uma aposta perigosa”, reforçou.

 

O infectologista aponta que a curva endêmica, neste momento, está subindo em Mato Grosso apesar de o Estado estar em uma situação mais favorável se comparada com outros estados do sul e sudeste. Ele lembra que nos países da Europa e nos Estados Unidos, os bloqueios aumentaram.   

 

“Quando se fala em fazer o bloqueio vertical, mantendo os idosos e os pessoas de risco afastados, não se está sugerindo isso para segurar a epidemia. Está dizendo que isso faria com que se tivesse menos mortes porque os mais afetados, por uma forma grave da doença, fazem parte do bloqueio. Com esta medida, provavelmente, a epidemia vai se espalhar”, constatou. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet