Geral Quarta-Feira, 15 de Julho de 2020, 09h:56 | - A | + A

REVALIDA

Fávaro pede a Bolsonaro prova online para validação de diplomas de médicos formados no exterior

Pedido foi motivado pela falta de profissionais para o enfrentamento da pandemia em Mato Grosso.

Safira Campos

Da Redação

Governo de Mato Grosso

Carlos Fávaro

 

Em pronunciamento, o senador Carlos Fávaro (PSD) anunciou nesta terça-feira (14) ter pedido ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a aplicação online do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, o Revalida. 

 

O pedido, argumenta o parlamentar, é motivado pela falta de médicos para o combate à covid-19 em Mato Grosso e em outros estados. A ideia é que a aplicação seja feita de forma remota excepcionalmente este ano. A sugestão do senador é que o presidente edite uma Medida Provisória (MP) autorizando a realização. 

 

O Revalida foi aplicado pela última vez em 2017, quando registrou a pior taxa de aprovação da história. Pouco mais de 5% dos candidatos conseguiram as notas exigidas para terem seu diploma validado no Brasil. Dos 7.379 médicos inscritos na ocasião, 4.267 eram brasileiros formados no exterior.

 

Na primeira fase da prova, apenas 963 médicos formados no exterior tiveram êxito e avançaram no exame. Destes, 941 fizeram as provas de habilidades clínicas da segunda etapa, mas apenas 389 conseguiram do Governo Federal a autorização para atuarem no Brasil. O Ministério da Educação (MEC) chegou a anunciar no final do ano passado que outra edição da prova seria realizada este ano, mas os planos foram frustrados pela pandemia. 

 

Estima-se que cerca de 65 mil brasileiros estudam medicina em faculdades particulares de países vizinhos, algumas sem habilitação e com estruturas precárias. Com um número limitado de vagas no ensino público brasileiro e mensalidades altas no ensino privado, os destinos mais procurados costumam ser Paraguai, Argentina e Bolívia. 

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet