icon clock h

Quinta-Feira, 15 de Abril de 2021, 07h:55 | - A | + A

JORNALISMO CINEMATOGRÁFICO

Filme conta o drama e os sonhos de mulheres haitianas que vivem em Cuiabá

No TBT do PNB o filme “Mulheres Haitianas, Vidas Cuiabanas”, realizado em 2018, é uma experiência do gênero do Jornalismo Cinematográfico dirigido pela jornalista Fernanda Elisa Trindade.

Pedro Pinto de Oliveira*

Da Redação

Filme Mulheres Haitianas

 

No TBT do PNB desta semana, uma belíssima experiência do gênero Jornalismo Cinematográfico. Um filme realizado em 2018, como um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pela então aluna de Jornalismo da UFMT, Fernanda Elisa Trindade, com minha orientação. O filme conta a história de cinco mulheres haitianas que vieram viver em Cuiabá. Elas revelam seus dramas, a distância da família, ser uma estrangeira, a luta pela sobrevivência, e seus sonhos de vida. O TCC foi aprovado pela banca formada pelo professor doutor Yuji Gushiken e pelo jornalista e professor mestre Tinho Costa Marques. Ou seja, uma realização academicamente muito bem referendada.

 

Confira o vídeo ao final da matéria

 

O Jornalismo e o Cinema têm afinidades históricas, duas práticas sociais que são aproximadas no gênero do Jornalismo Cinematográfico. O autor tem ao seu favor uma liberdade estética e uma técnica de produção mais elaborada. Ganha a possibilidade de combinar elementos significativos do texto fílmico aliados à visada investigativa e interpretativa dos fatos apurados pelo jornalismo para a construção da narrativa em sequência de imagens.

 

O projeto agregou mais um componente de beleza, a capa do DVD criada pela artista plástica Dani Dias, ela uma egressa da UNIRONDON, formada em Publicidade.

 

Vale assistir pelo conteúdo sensível: a força das cinco mulheres haitianas que são apresentadas em seu cotidiano cuiabano pela diretora Fernanda Elisa. E vale assistir pela forma: a apreensão do Jornalismo Cinematográfico na narrativa jornalística de fatos com recursos estéticos da ficção. 

 

Pedro Pinto de Oliveira. É jornalista do pnbonline.com.br. Doutor em Comunicação pela UFMG. Pós-Doutorado em Comunicação e Artes pela Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal. Professor e pesquisador associado do ECCO e do PPGCOM, ambos da UFMT. Desenvolve estudos sobre ensaios audiovisuais científicos, jornalismo cinematográfico e podcast de construção científica.

 

VÍDEO

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.