Geral Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2020, 18h:12 | - A | + A

INCÊNDIOS

Fogo ameaça aldeias do Xingu e indígenas pedem ajuda; veja vídeo

Inpe aponta que região é a mais afetada pelo fogo nesta quarta-feira (16) em todo o estado.

Safira Campos

Da Redação

Reprodução

page xingu queimadas.jpg

 

Pelo menos cinco aldeias do Parque Indígena do Xingu estão ameaçadas pelo avanço das queimadas. Em um vídeo divulgado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) nesta quarta-feira (16), o indígena Bruce Kuikuro pede ajuda para que o fogo seja contido. Veja vídeo ao final desta matéria.

 

No vídeo, o Kuikuro mostra o fogo se aproximando  das árvores que são utilizadas para a construção das casas da comunidade e pede ajuda para a arrecadação de doações. “Muito fogo, muito vento. Os animais estão sofrendo, os pássaros. O vento forte aumenta o fogo. Por favor, nos ajudem. Estamos precisando de materiais para cobrir o rosto (...), botinas. Não dá para apagar o fogo sem material”, pede.

 

As imagens foram gravadas na aldeia Kaluani, Povo Kuikuro, no município de Gaúcha do Norte (400 km de Cuiabá). De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a região é a que mais sofre com focos de queimadas nesta quarta-feira. Foram contabilizados 218 focos nas últimas 24h, fazendo com o que o município de pouco mais de 16 mil km²  acumule cerca de 12% dos focos do estado. 

 

Além da aldeira Kaluani, sofrem também a aldeia Pangakigi, do povo Matipu; aldeia Ahalaya, do povo Kalapalo; aldeia Aganhe, do povo Nafukua; e aldeia Narufutu, do povo Kalapalo. Uma vaquinha online foi criada para arrecadação de materiais. O intuito é conseguir comprar  bombas costais, coturnos, foices, caixas d’água, sopradores, abafadores e outros materiais. 

 

VÍDEO

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet