Geral Sábado, 17 de Outubro de 2020, 15h:35 | - A | + A

CULTURA

Grupo de Pesquisa da UFMT homenageia Gilberto Mendes em live

A homenagem intitulada "Gilberto Mendes - quasi un secolo!" faz menção aos 98 anos que o músico completaria se estivesse vivo.

Da Redação

Divulgação

121372755_791315898107622_6099744736358832733_n.jpg

 

O Grupo de Pesquisa ContemporArte, associado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), realiza nesta segunda-feira (19.10) uma homenagem ao compositor, professor universitário e autor de livros e artigos sobre música Gilberto Mendes, falecido em 2016. A homenagem intitulada "Gilberto Mendes - quasi un secolo!" acontece no perfil do ComtemporArte no Instagram, a partir 19h (horário de Cuiabá).

 

No evento, Rita Domingues Santos, professora líder do grupo de pesquisa, recebe a docente e musicista Teresinha Prada, coordenadora do ECCO. As duas pesquisadoras têm livros e produções sobre a obra do artista e compositor Gilberto Mendes. O evento é em homenagem aos 98 anos do aniversário do prestigiado músico. 

 

Mendes é considerado um dos pioneiros da música concreta no Brasil, tendo sido um dos signatários do Manifesto Música Nova (1963). Além disso, foi porta-voz da poesia concreta paulista, do grupo Noigandres. Foi também um dos pioneiros no Brasil no campo da música aleatória, da música serial integral , mixed média, experimentando ainda novos grafismos, novos materiais sonoros e a incorporação da ação musical à composição, com a criação do teatro musical, do happening.

 

ContemporArte

 

O grupo de pesquisa ComporArte dedica-se a acolher pesquisas sobre os novos modos de fazer artísticos de indivíduos e grupos e suas poéticas na sociedade contemporânea, ou seja, visa unir pesquisas sobre a cultura contemporânea nos vários segmentos artísticos.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet