Geral Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2019, 16h:31 | - A | + A

SAÚDE

Hospital Geral notifica Prefeitura sobre atrasos em repasses e ameaça fechar UTIs

Unidade de saúde argumenta que, se pagamentos não forem realizados, UTIs vão fechar na semana que vem por falta de recursos.

Da Redação

 

Reprodução

Hospital Geral

 

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá notificou extrajudicialmente a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, devido ao atraso no repasse dos valores dos incentivos municipais de UTI Adulto tipo III, que estão abertos desde dezembro de 2018. O valor total do atraso é de R$ 572 mil.

 

Segundo a direção do Hospital Geral, após reuniões com o prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho, os mesmos reconheceram os débitos em aberto. Com isso, eles formalizaram um acordo com o Hospital de que os valores em aberto seriam repassados na integralidade até o final de agosto, o que não ocorreu.

 

“A direção do HG destaca que acreditou na boa fé dos envolvidos e por isso o Hospital não paralisou as suas atividades. Entretanto, o acordo infelizmente não foi cumprido pela prefeitura”, diz a direção do Hospital Geral por meio de uma nota encaminhada à imprensa.

 

As UTIs Adulto Tipo III servem de retaguarda para cirurgias de alta complexidade cardiovascular e neurológica. 

 

De acordo com a direção do hospital, a Secretaria Municipal de Saúde havia se comprometido em repassar os valores da dívida até o final de agosto. “Mas não o fez e, com isso, não tivemos alternativa a não ser notificar extrajudicialmente a SMS e a Prefeitura. Pois estamos buscando a resolução desse impasse para que o HG possa continuar de portas abertas”, afirmou a direção.

 

Ainda segundo o HGU, caso o pagamento não seja feito, as UTIs poderão ser fechadas. “Fica a SMS e a Prefeitura Municipal de Cuiabá devidamente notificadas a efetuar o pagamento na integralidade dos valores devidos a título de incentivo de UTI Adulto tipo III ao HG imediatamente, sob pena de não termos condições de continuar a realização dos serviços a partir da próxima semana, por ausência de recursos financeiros para tanto”.

 

A Prefeitura de Cuiabá informou que os repasses referentes às contratualizações de serviços estão em dia, mas reconheceu que há um atraso no repasse do Índice de Valorização de Qualidade (IVQ) e que os valores pendentes devem ser quitados até o fim deste mês.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet