Geral Sábado, 16 de Maio de 2020, 11h:18 | - A | + A

PANDEMIA

Ibope confirma realização de testes da covid-19 em todo o país

Órgãos admitem uma possível falha de comunicação com algumas prefeituras locais, como em três municípios mato-grossenses onde os pesquisadores foram detidos.

Da redação

Com assessoria

Reuters

aplicaçao teste rapido covid19.jpg

 

O Ibope Inteligência está realizando até domingo (17), uma pesquisa sobre a prevalência da Covid-19 em 133 municípios do país. A coordenação do estudo é da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com financiamento do Ministério da Saúde. Em Mato Grosso, cinco cidades receberam os pesquisadores, mas algumas falhas de comunicação com as prefeituras fez com que alguns pesquisadores fossem detidos pela polícia.

 

O objetivo dessa pesquisa é medir o nível de imunização da população brasileira ao novo coronavírus e identificar de que forma o vírus está se propagando pelo Brasil. A pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital (uma picadinha na ponta do dedo).

 

O estudo será realizado em três etapas, sempre nos mesmos 133 municípios. A primeira etapa começou na última quinta-feira (14) e termina neste domingo (17). As demais ocorrerão a cada 15 dias e, ao término da pesquisa, 99.750 brasileiros terão sido testados.

 

Em Mato Grosso, os testes estão sendo aplicados em cinco municípios: Cuiabá, Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis e Cáceres. Nas últimas três cidades da lista houveram problemas de comunicação que interferiram na realização da pesquisa. Autoridades locais não estavam cientes da pesquisa, o que causou a apreensão do material utilizado nos testes e alguns pesquisadores precisaram ir a delegacias locais para prestarem esclarecimentos.

 

Uma falha de comunicação seria o motivo que atrapalhou a realização da pesquisa, apesar do Ministério da Saúde ter garantido o envio de um ofício para as Secretarias Municipais de Saúde das cidades escolhidas para a aplicação da pesquisa, nem todas receberam o material. Além disso, segundo as ocorrências locais, os agentes não seriam formados em áreas da saúde e não estariam utilizando equipamentos de proteção adequados.

 

Sobre isso, o Ibope Inteligência afirmou que todos os entrevistadores que vão realizar as entrevistas foram testados e apenas aqueles que apresentaram resultado negativo irão às ruas para realização da coleta de dados e aplicação do teste sanguíneo. Esses profissionais foram devidamente treinados por um especialista da área de saúde e estarão utilizando os equipamentos de proteção individuais (EPIs), conforme orientação do Ministério da Saúde. São eles: máscaras descartáveis, toucas descartáveis, aventais descartáveis, sapatilhas descartáveis, óculos de proteção e luvas. Além disso, todos os entrevistadores terão em mãos frascos de álcool gel, sacos de lixo infectante e caixas de descarte de materiais hospitalares.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet