Geral Segunda-Feira, 14 de Setembro de 2020, 16h:49 | - A | + A

MEIO AMBIENTE

ICMBio e Forças Armadas atuam no combate ao fogo no Pantanal

Civis e militares estiveram neste domingo (13) em ação na região de Porto Jofre e do SESC Pantanal, em Poconé, e no Parque Estadual Encontro das Águas, em Barão de Melgaço.

Da Redação

Ministério da Defesa

forças armadas no pantanal.jpeg

Forças Armadas mantêm enfrentamento às queimadas em Mato Grosso

A pedido do Governo do Estado de Mato Grosso, as Forças Armadas e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) devem continuar atuando no enfrentamento aos incêndios que já consumiram 15% de todo o bioma pantaneiro. 

 

Neste domingo (13), militares que atuam na Operação Pantanal, combateram quatro focos de incêndio no município de Poconé, na região de Porto Jofre e SESC Pantanal. Outro foco combatido foi no Parque Estadual Encontro das Águas, em Barão de Melgaço.

 

Em parceria com agências federais e estaduais, integrantes das Forças Armadas empregam aeronaves que transportam brigadistas e despejam água, durante os sobrevoos, para conter as chamas. Agentes do ICMBio também atuam no combate e no monitoramento das chamas, assim como Prefeituras e o Corpo de Bombeiros. 

 

O Centro de Coordenação da Operação está instalado no aeródromo do Sesc Pantanal, em Poconé (MT), ponto estratégico para o emprego dos meios. Participam da operação embarcações e helicópteros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de Fuzileiros Navais com curso em incêndio florestal.

 

Operação Pantanal

 

As Forças Armadas atuam, desde o dia 25 de julho, no combate a incêndio no Pantanal sul-mato-grossense. No dia 5 de agosto, as ações foram estendidas ao Pantanal mato-grossense. O Ministério da Defesa atende à solicitação recebida pelos dois estados.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet