Geral Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 16h:18 | - A | + A

ARQUIDIOCESE

Igreja Católica volta a realizar celebrações com presença de fiéis em Cuiabá

Missas devem seguir protocolo de sugestões elaborado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Safira Campos

Da Redação

Secom/MT - Rafaella Zanol

Catedral do Senhor de Bom Jesus

 

A Igreja Católica retoma a celebração de missas a partir deste domingo (04) em várias paróquias que são de responsabilidade da Arquidiocese de Cuiabá. A decisão acompanha as medidas de flexibilização do isolamento social que vêm sendo implementadas no município e no estado. As paróquias que retomarem as atividades presenciais devem seguir orientações divulgadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

 

Entre as recomendações aos fiéis, está o pedido para que quem estiver doente, por qualquer razão, não vá a missas, podendo, inclusive, receber a comunhão em casa. Aos que pertencem ao grupo de risco, a recomendação é que evitem as celebrações aos domingos, que costumam ter maior público. 

 

As igrejas também terão, sempre que possível, que determinar portas de entrada distintas das de saída e que fixar indicadores de percursos de sentido único de modo a evitar que as pessoas se cruzem. Além disso, nos horários previstos para as celebrações, as portas de entrada da igreja, claramente identificáveis, deverão estar abertas para evitar que qualquer fiel tenha de tocar em puxadores ou maçanetas.

 

Os fiéis devem higienizar as mãos na entrada da igreja com álcool em gel ou água e sabão e o uso de máscara se faz obrigatório durante toda a celebração, com exceção do momento da eucaristia, em que os católicos consomem a hóstia. Será necessário ainda respeitar o distanciamento de modo que cada pessoa tenha pelo menos um espaço de 4 m² somente para si, com exceção para pessoas que moram na mesma casa. 

 

Uma das igrejas que já confirmou a retomada das atividades presenciais foi a Capela São Benedito, no bairro Boa Esperança. Por lá, as missas voltam a acontecer a partir das 9h do próximo domingo. Ainda assim, as celebrações continuam sendo exibidas ao vivo na internet, pelo Facebook e pelo Youtube.

 

Corpus Christi em Cuiabá

 

A Arquidiocese Metropolitana de Cuiabá também já começa a preparar a solenidade de Corpus Christi, que acontece no dia 11 de junho. A missa será celebrada pelo arcebispo Dom Milton na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, às 9h. A transmissão ao vivo pelo site da Arquidiocese e em suas redes sociais também foi confirmada. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet