Geral Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 10h:49 | - A | + A

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL

Incêndio no Pantanal consome 66 mil hectares

Equipes de combate receberão ajuda de Mato Grosso do Sul para apoio no trabalho.

Da redação

Com assessoria

Reprodução

incendio poconé tarde 2607.jpg

 

Um grande incêndio florestal no Pantanal mato-grossense já consumiu mais de 66 mil hectares na região próxima da rodovia Transpantaneira, em Poconé (104 km de Cuiabá), segundo a última atualização do Corpo de Bombeiros, na noite desta quarta-feira (05). O primeiro foco da queimada foi registrado há mais de 15 dias. 

 

Ainda nesta quarta-feira, uma aeronave cedida pela Marinha (Super Cougar) pousou em Cuiabá e começou a trabalhar junto com as demais equipes que já estão no local de base para o combate ao incêndio. Uma mudança na direção dos ventos, para o leste, colaborou para que as frentes de incêndio localizada a norte da RPPN do Sesc Pantanal não adentrassem na unidade de conservação.

 

Atualmente os recursos empregados na operação somam um aeronave de combate do CBMMT, uma aeronave do SESC Pantanal, 6 Bombeiros Militares, 12 Brigadistas do Sesc Pantanal, um auto tanque para abastecimento de combustível-ATC, dois veículos Auto rápido florestal, um caminhão tipo Pipa(9.000L), uma pá carregadeira, dois tratores com pipas de 4 mil litros, além do apoio da comunidade local.

 

A partir desta sexta-feira (07), equipes vindas de Mato Grosso do Sul ajudarão no trabalho de combate às chamas e ficarão à disposição da Coordenação do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (CIMAN), com previsão de três helicópteros de médio porte das forças armadas, uma aeronave C130, dez militares do CBMMS, dez brigadistas do Ibama e dez fuzileiros navais, para se unirem às equipes coordenadas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

 

Além do incremento das forças federais e do Estado de Mato Grosso do Sul, sete equipes terrestres e dois aviões de combate do CBMMT, uma aeronave do CIOPAer, maquinários da Sema e de produtores rurais da região, pessoal e veículos do Sesc Pantanal, além da Prefeitura de Poconé estão apoiando essa operação.

 

Toda a força tarefa estará em condições de emprego nesta sexta-feira (07.08) no aeródromo do Sesc Pantanal, oportunidade em que será lançada a Operação Pantanal 2 em Mato Grosso com o apronto operacional para, em seguida, realizar a distribuição de todas as equipes em campo. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet