Geral Terça-Feira, 11 de Junho de 2019, 13h:15 | - A | + A

ESPECIAL

Insegurança gera preocupação no entorno do Morro da Luz

Usuários do transporte coletivo e comerciantes relatam que vivem com medo

Jaelson Silva

pnbonline

Morro da Luz

 

Quem passa pelos arredores do Parque Antônio Pires de Campos, mais conhecido como Morro da Luz, no centro de Cuiabá, percebe que há muitas pessoas que vivem ali em situação de rua. Alguns estão ali porque a vida os levou e outros por opção. Mas, a realidade é que boa parte deles, por conta da falta de moradia, oportunidades e emprego, acaba migrando para a criminalidade.

Ao passar pelo local, não é difícil de encontrar um ou outro que esteja sob efeito de drogas ou álcool e para sustentar o vício acaba cometendo furtos e roubos contra pedestres e comerciantes no entorno.

pnbonline

Sheik.jpeg

 

 

Próximos ao Morro da Luz estão também, a Igreja do Rosário e São Benedito, a Mesquita Muçulmana e a Igreja de Nosso Senhor dos Passos. A Mesquita está bem ao lado morro. O líder da comunidade muçulmana, de Cuiabá, Sheikh Abduh Salan, falou como é conviver neste cenário.

O Líder religioso conta que é comum, os moradores em situação de rua pedirem ajuda na Mesquita: “sempre pedem uma água, comida e ajudamos como podemos”. O Sheikh lembrou que por duas vezes, a Mesquita foi invadida: “uma vez quando chegamos aqui, tinha um morador dormindo num salão. Um dia, uma pessoa veio e quebrou um bebedouro”, destacou.

Abaixo da Mesquita e, ao lado do Morro da Luz, está à comunidade católica, a Igreja do Rosário e de São Benedito. Na porta da igreja, Lucílio Libânio, de 78 anos, representante da comunidade, não esquece que a criminalidade já levou dele um carro, há 20 anos. Quando saiu de uma missa na igreja não encontrou o veículo no local que deixou estacionado.

“Eu tenho medo de passar aqui e ser roubada. Precisamos é de mais polícia na rua, que a viatura passe aqui mais vezes”, ressaltou Maria Eva.

Hoje em dia, Libânio diz que o número de furtos e roubos, naquela região tem diminuído, graças a um trabalho que é desenvolvido pela Pastoral Social, juntamente com um grupo da UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso, que visita o local e tenta dar acolhimento aos moradores, que desejam sair das ruas. “Temos um local, próximo daqui, onde as pessoas são levadas e oferecem tratamento", destacou. Mas, Lucílio lamenta que nem todos aceitam sair da situação de rua. “Pena que nem todos querem mudar", concluiu .

As missas na Igreja acontecem todos os dias e é comum, alguns moradores de rua, abordarem os fiéis, na porta do templo pedindo dinheiro ou comida. “Ajudamos no que é necessário, mas, infelizmente, muitos pedem dinheiro para usar droga”. 

 

 

PONTO DE ÔNIBUS

pnbonline

Morro da Luz

 

As pessoas que precisam pegar o transporte coletivo, num ponto de ônibus, logo abaixo do Morro, dizem que já foram roubadas. É o caso da Sônia Maria Rosa, 55 anos, que passa todos os dias pelo local. “Um dia me levaram a corrente do meu pescoço e a minha carteira com dinheiro”, lembrou.

Maria Eva, 50 anos, que também pega o ônibus neste ponto, diz que nunca foi assaltada, mas afirma que sente medo quando fica no local. “Eu tenho medo de passar aqui e ser roubada. Precisamos é de mais polícia na rua, que a viatura passe aqui mais vezes”, ressaltou.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram registrados no Morro da Luz, entre os meses de janeiro e março, deste ano, 11 furtos e 19 roubos, somando 30 ocorrências. Já com relação ao patrulhamento no local, a Polícia Militar informou que este procedimento é feito diariamente. 

De acordo com a Polícia Militar, em casos de crimes de menor potencial ofensivo, como furto, não ficam presos. O problema, na verdade, vai além da segurança pública, é uma questão social e de saúde pública.

 

Confira a série especial de reportagens do PNB Online sobre o Morro da Luz 

Morro da Luz em estado de completo abandono
Insegurança gera preocupação no entorno do Morro da Luz
Vida e sofrimento das pessoas em situação de rua no Morro da Luz

 

pnbonline

Morro da Luz

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet