icon clock h

Quinta-Feira, 08 de Abril de 2021, 08h:00 | - A | + A

ACIMA DE 70 ANOS

Mais de 300 idosos são vacinados na zona rural de Cuiabá

Equipes de saúde se deslocam até as casas e chácaras para atender a esse grupo

Da Redação

Assessoria

vacina idoso

 

A vacinação contra a covid-19 dos idosos acima de 70 anos de idade que vivem na zona rural de Cuiabá começou nesta quarta-feira (07.04). A primeira região atendida foi o Distrito de Aguaçu, onde 125 idosos nessa faixas etária foram cadastrados previamente pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF), onde ocorreu a vacinação de cerca de 20 idosos logo pela manhã.

 

Em seguida, três equipes da Coordenação da Zona Rural pegaram a estrada e se dirigiram para a vacinação nos domicílios daqueles que moram em locais mais distantes. Além da vacinação dos 125 idosos entre 70 e 79 anos no Distrito Aguaçu, a campanha 'Vacina Cuiabá- Sua vida em Primeiro Lugar' segue nos próximos dias para as demais comunidades rurais, totalizando 380 idosos.

 

Um dos primeiros a receber a aplicação do imunizante foi Wilson Vitalino de Siqueira, 72 nos. “Eu acho que foi uma maravilha, é uma benção. Desejo que todos sejam vacinados”, disse, destacando que esperou muito por este momento “Agora estou mais tranquilo, graças a Deus”. 

 

A secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix, acompanhou o início dessa segunda etapa de vacinação na zona rural e afirmou que o objetivo central da campanha é atingir todas as comunidades cuiabanas, principalmente as mais carentes e as mais afastadas.

 

“Temos feito esse trabalho diuturnamente. É todo um processo de cuidado com a população que nós temos tido. Não é fácil porque são muitas pessoas e poucas doses que chegam. Mas, se Deus quiser, com todos os servidores nossos que estão imbuídos nisso, nós vamos conseguir imunizar todas as pessoas”, afirmou.

 

A enfermeira responsável pela USF Aguaçu, Pâmella Virgínia dos Santos Carvalho, relata que  a todo momento os idosos estavam buscando informações sobre a chegada da vacina. “até os filhos que moram em Cuiabá ligam pra gente. A ansiedade da comunidade é tremenda para ser imunizada”, conta.

 

A profissional da saúde enfatiza também que “o sentimento é de satisfação tanto da minha parte quanto da equipe. Não tenho nem palavras. A gente olha nos olhos deles a satisfação de conseguir a vacina, que hoje é tão desejada por todo mundo”, comemora. 

 

Coordenadora a Zona Rural, Marinete de Oliveira Ribeiro, explica que logística de vacinação nessas localidades começa com o levantamento do número de idosos de cada faixa etária atendida na campanha, por parte dos agentes comunitários de saúde e equipes das unidades.

 

Em seguida, é feita a formalização junto à Vigilância Epidemiológica, que distribui as doses específicas para cada dia de vacinação. É Marinete quem vai todos os dias, antes das 7 horas da manhã, buscar as doses e levar para as comunidades rurais e também acompanhar o processo de aplicação.

 

“É emocionante e gratificante fazer toda essa organização, todo esse trabalho. Vejo como uma missão atender aos idosos. A equipe é dez, sempre está pronta”, comenta a servidora.

 

Além da vacinação dos 125 idosos entre 70 e 79 anos no Distrito Aguaçu, a campanha segue nos próximos dias para as demais comunidades rurais. No Barreiro Branco, serão 17 idosos contemplados; 30 idosos no Rio dos Peixes, 32 no Coxipó do Ouro e 176 no Distrito de Nossa Senhora da Guia, totalizando 380 idosos nessa faixa etária.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.