Geral Terça-Feira, 13 de Agosto de 2019, 18h:26 | - A | + A

EM CUIABÁ

Manifestantes vão às ruas em favor da educação

Greve Nacional foi convocada por representantes das classes estudantil e trabalhista.

Safira Campos

PNB Online

educação.jpeg

 

Aconteceu nesta terça-feira (13) o terceiro ato do ano em protesto contra os cortes na educação promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) e contra a Reforma da Previdência, que agora tramita no Senado Federal. As manifestações que ocorrem em diversas cidades do país foram convocadas, entre outras representações, pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Em Cuiabá, o protesto aconteceu na Praça Alencastro, no centro da cidade. 

 

O ato pacífico teve o acompanhamento da Polícia Militar (PM) e contou com a participação de professores, estudantes, sindicalistas e militantes. A pauta principal foi a manifestação contrária às medidas apresentadas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, como o projeto ‘Futura-se’ que prevê participação privada na gestão das universidades.

 

Para a professora e diretora da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), Lélica de Lacerda, o projeto apresentado pelo ministro corresponde a um risco para a autonomia das universidades federais.

 

“Esse é o projeto mais absurdo que poderia ser apresentado pelo Ministério da Educação (MEC). Ele traz uma proposta requentada de privatização do ensino. Os professores terão que vender suas pesquisas a alguma empresa que queria custear. Não fazemos pesquisa para esses fins. Na universidade pretendemos fazer pesquisas que tenham retorno social”, apontou a professora. 


Além da UNE e da UBES, o protesto contou com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da UFMT (Sintuf), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) e militantes de partidos políticos.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet